O Instituto Butantan divulgou a bula da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o próprio Instituto.
O documento está disponível em um site criado pelo Butantan que reúne conteúdos pertinentes ao uso do medicamento e materiais, como formulários de consentimento.
Há, também, um espaço para Farmacovigilância, que "é o conjunto de atividades relacionadas à detecção, avaliação, compreensão, comunicação e prevenção de eventos adversos e problemas relacionados à vacinas, soros e outros medicamentos", de acordo com a página.
O objetivo é monitorar os efeitos produzidos pelo imunizante. Para notificar possíveis efeitos adversos, o paciente deverá preencher um formulário com detalhes sobre sua condição de saúde.
Indicação da CoronaVac
A CoronaVac é indicada "para imunização ativa para prevenção de casos de Covid-19 [...] em indivíduos com 18 anos ou mais que sejam suscetíveis ao vírus", diz a bula.
Contraindicação da CoronaVac
- Pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da vacina
- Pacientes com febre, doença aguda e início agudo de doenças crônicas
- Mulheres grávidas que não tenham recebido orientação médica
Advertências e precauções
- Uso com cautela nos seguintes casos: histórico familiar e pessoal de convulsão, portadores de doenças crônicas, história de epilepsia e alergias
- Pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem ser vacinados com pelo menos um mês de intervalo, de forma a não interferir na resposta imunológica
- A vacinação deve ser avaliada com atenção em portadores de desordens neurológicas em atividade
- A vacina deve ser administrada com precaução em indivíduos com trombocitopenia ou coagulopatias, uma vez que podem ocorrer hemorragias após a aplicação intramuscular nesses pacientes