
Nesta sexta-feira (19) aconteceu o eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos. Muitas pessoas madrugaram para ver a Lua ter 97% da sua superfície coberta pela penumbra da Terra.
O evento durou cerca de três horas e meia e aconteceu por volta das 4h da madrugada.
.
- Fotos do eclipse de hoje, 19 de novembro: veja vídeos e fotos do eclipse lunar e saiba como foi o eclipse de hoje
- O eclipse de hoje já passou? Ainda tem como ver? Ele afeta nossa vida até quando?
- Eclipse lunar de 19 de novembro de 2021: Onde ver eclipse da 'Lua de Sangue', o mais longo do século? Qual o melhor horário? Por que é um eclipse de microlua?
Visibilidade do eclipse lunar
Por causa do tempo chuvoso, muitos estados do Brasil não conseguiram ver com clareza o fenômeno de alinhamento da Terra e da Lua.
Quem contou com a melhor vista do evento foram os moradores da região Norte, que registraram o momento e publicaram nas redes sociais.
Veja registros em tempo real do começo ao fim do eclipse
Confira registros da Associación Entrerriana de Astronomia do eclipse lunar desta sexta-feira, 19 de novembro.
Arrancamos #EclipseLunar pic.twitter.com/AqQyzyzBLf
— AEA (@ObservatorioAEA) November 19, 2021
Eles fizeram um relato do começo ao fim do fenômeno na conta do Twitter. Clique aqui para ver mais.
'Lua de sangue'
A lua avermelhada é conhecida como 'Lua de Sangue'. A cor vermelha acontece graças ao fenômeno da Dispersão de Rayleigh, que é o mesmo que explica "por que o céu azul e o pôr do sol vermelho", segundo a Nasa.
"Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra", informa a agência em seu site.
"Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua".