Aposentadoria

INSS: veja se você poderá fazer a prova de vida em casa em 2020

Com a mudança na lei, aposentados poderão solicitar a visita do servidor para realizar a prova de vida e continuar recebendo o benefício

Antonio Cruz/Agência Brasil
FOTO: Antonio Cruz/Agência Brasil

A partir de 2020, aposentados com idade superior a 80 anos ou que possuem dificuldade para se locomover não precisarão mais se deslocar para comprovar que estão vivos e continuar recebendo o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma resolução publicada nessa terça-feira (3), garante que a prova de vida obrigatória para essas pessoas poderá ser feita em casa.

"O servidor vai até a casa da pessoa e realiza a entrevista com a pesquisa, que verifica se a pessoa está viva", explica a técnica de Seguro Social, Élida Campos.

Confira

Solicitação da Visita

A solicitação da visita pode ser feita por meio do telefone 135, ou é possível resolver tudo pelo site meu.inss.gov.br.

Mudança

A resolução define que a prova de vida e a alteração de senha podem ser feitas somente no banco onde o cidadão recebe o benefício. Antes, os procedimentos eram realizados nas agências do INSS. Esses serviços podem ser feitos tanto pelo funcionário do banco, quanto por meio eletrônico, por meio da identificação do beneficiário pela digital. O cadastro deve ser realizado nas agências bancárias.