Agências da Caixa Econômica Federal no Grande Recife tiveram movimento intenso nesse sábado (14). O fluxo atípico de pessoas se deu por causa da busca pelo saque das contas do FGTS, que teve o calendário de pagamentos iniciado na última sexta-feira (13). As agências abriram das 9h às 15h, com atendimento exclusivo para os saques do FGTS. As filas dos caixas de autoatendimento eram enormes e também teve gente insatisfeita porque não conseguiu fazer o saque do dinheiro, mesmo alegando que se enquadrava no perfil estabelecido pelo calendário.
Confira os detalhes na matéria do Notícias da Manhã desta segunda-feira (16).
Assista:
Calendário de Pagamentos
Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.
Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.
Confira os calendários:
Calendário para QUEM TEM conta poupança na Caixa:
Janeiro, Fevereiro, Março e Abril | A partir de 13/09/2019 até 31/03/2020 |
Maio, Junho, Julho e Agosto | A partir de 27/09/2019 até 31/03/2020 |
Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro | A partir de 09/10/2019 até 31/03/2020 |
O que é o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado em 1966 com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. A Caixa passou a ser o agente operador do fundo em 1990.
No início de cada mês, os empregadores depositam em contas administradas pela Caixa o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Tem direito ao FGTS todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e também trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais.