
A brincadeira em juntar a palavra hell – inferno, em inglês – com Recife vem crescendo nos últimos dias devido ao forte calor na capital pernambucana. O termo “Hellcife” chegou a ficar entre os assuntos mais comentados das redes sociais. De acordo com a meteorologista da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), Aparecida Fernandes, a sensação térmica pode chegar a 40°C.
Temperatura em Pernambuco pode chegar a 40 graus, diz Apac
“Esse é o período mais quente do ano em Pernambuco, principalmente aqui em Recife, Zona da Mata e Região Metropolitana. Os meses novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais quentes do ano. A população tem que esperar porque ainda vai esquentar mais. A tendência é piorar gradativamente”, afirmou.
Ainda de acordo com a meteorologista, a previsão é de temperaturas altas até o mês de fevereiro e um dos motivos é a ausência de nuvens no céu para o calor no Recife.
Moradores passam mal
As temperaturas já estão altas também no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), no município de Surubim, os termômetros chegaram a 36°C e várias pessoas deram entrada nas unidades de saúde da cidade com sintomas como diarreia e dor de cabeça, típicos dos desconfortos causados pela temperatura elevada.