Economia

Aumento no valor da carne bovina continua, aponta pesquisa

O item "carnes bovinas" disparou e teve alta de 13,40% em dezembro

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 17/12/2019 às 17:02
Acervo/TV Jornal
FOTO: Acervo/TV Jornal

A inflação das carnes foi destaque na aceleração do Índice Geral de Preços neste mês de dezembro. O aumento foi de 1,69% em dezembro, após já ter aumentado 0,19% em novembro, fechando 2019 com um avanço de 6,39%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta nos preços das carnes foi tanto no atacado quanto no varejo.

Dentro do IPA-10, que mede os preços no atacado, um dos destaques de alta foi o subgrupo "alimentos processados", cuja taxa passou de 1,17% em novembro para 5,89% em dezembro. Diante dos efeitos globais da peste suína africana que atinge os rebanhos da China, também chamaram a atenção o aumento de itens como "bovinos"e "carne bovina" .

Taxas

A aceleração da variação de preços no atacado só não foi pior porque houve alívio nos combustíveis. O subgrupo "combustíveis e lubrificantes para a produção" passou de 2,40% em novembro para -0,69% em dezembro. Os preços ao consumidor verificados também foram marcados pela inflação das carnes. Seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram avanço em suas taxas de variação, com destaque para o grupo Alimentação, cuja taxa passou de -0,07% em novembro para 1,47% em dezembro.

O item "carnes bovinas" disparou, com alta de 13,40% em dezembro, após subir 2,10% em novembro. Só a variação da "alcatra" passou de uma alta de 4,30% para um salto de 16,65% em dezembro.