Saúde

Número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco sobe para cinco

A epidemia de coronavírus está sendo investigada pela Secretária Estadual de Saúde (SES-PE)

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 27/02/2020 às 18:33
Mônica Ermírio/TV Jornal
FOTO: Mônica Ermírio/TV Jornal

As suspeitas de coronavírus em Pernambuco continuam crescendo. Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (27), a Secretária Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou que os casos suspeitos passaram de três para cinco. Todos os pacientes estão no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, na área central do Recife.

“Teremos que conviver com esta situação de casos suspeitos. A maioria será certamente descartado, pois influenza (gripe) é ainda um problema sério no Brasil. Outros vírus preocupam mais do que coronavírus, mas não vamos descuidar dele. Não é o 1º e nem o último vírus com que vamos lidar.”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

>>>Em 24 horas, sete países registraram primeiro caso do novo coronavírus<<<

Em entrevista na quarta-feira (26), o secretário André Longo afirmou que as pessoas inicialmente devem evitar os hospitais de referências ao sentir os sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza). ''Os hospitais de referências devem ser deixados para casos suspeitos após a primeira avaliação nas Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Temos estrutura que devem ser procuradas. As pessoas que tenham plano de saúde podem procurar as unidades privadas. A gente fez uma articulação com os sindicatos dos hospitais e clínicas privadas e tem condição de atender os suspeitos'', informou o secretário.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou que um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença. Além disso, informou qual o prazo para conseguir os resultados dos exames dos pacientes com suspeitas de coronavírus em Pernambuco.