SILVER SHADOW

Operação retira mais 105 passageiros do navio atracado no porto do Recife

Passageiros e tripulantes de 18 nacionalidades aguardavam o retorno para casa desde o dia 12 de março

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/03/2020 às 10:27
Tião Siqueira/JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem

Neste domingo (22), a partir das 9h, mais 105 pessoas deixam o Silver Shadow, navio atracado no Porto do Recife, desde o dia 12 de março, por causa de dois casos confirmados do novo coronavírus entre turistas. Os passageiros serão encaminhados ao Aeroporto Internacional do Recife e às 12h voam em direção aos Estados Unidos. Este é o terceiro dia da retirada de ocupantes do cruzeiro de bandeira das Bahamas.

Operacional

De acordo com o Governo do Estado, os passageiros serão escoltados em quatro ônibus até o terminal aéreo, onde chegam por volta das 10h15, em operação comandada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Além de policiais e bombeiros militares, estão envolvidos profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marinha do Brasil, Porto do Recife; Casa Militar de Pernambuco, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), empresa Aena (administradora do Aeroporto) e a Silversea Cruises, empresa proprietária do navio.

As embaixadas e os consulados dos países de origem dos passageiros e tripulantes estão, em tratativas com a Silversea, providenciando os voos fretados que garantem a volta para casa dos ocupantes do Silver Shadow, de acordo com o Governo de Pernambuco. Em nota, autoridades explicam que, para viabilizar a chegada ao Aeroporto, o CICCR mobiliza uma equipe de, ao todo, 120 profissionais dos órgãos federais, estaduais, municipais e empresas privadas atuantes em todo o processo. Foram reservados 4 ônibus de turismo, assim como 3 caminhões de carga para transporte de bagagens. Esse trabalho continuará até que os ocupantes do navio, de 18 nacionalidades distintas, tenham deixado o cruzeiro. Uma parte da tripulação permanecerá para conduzir a embarcação até o local de origem.

Saiba mais sobre o navio