NOVAS MEDIDAS

Coronavírus: Governo de Pernambuco proíbe aglomeração em ônibus e terminais integrados

A proibição tem como objetivo combater o novo coronavírus, de acordo com o governo.

Amanda Miranda/Acervo/Jornal do Commercio
FOTO: Amanda Miranda/Acervo/Jornal do Commercio

Nesta terça-feira (24), o Governo do Estado anunciou uma portaria extraordinária sobre circulação de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Os veículos devem circular com passageiros preferencialmente sentados. Além disso, está proibida a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TI), em concordância com as últimas ações restritivas decretadas pelo Executivo estadual, com o objetivo de combater o novo coronavírus.

A portaria considera como aglomeração mais de 30 passageiros em uma fila para ônibus convencionais e, para BRTs ou veículos articulados, mais de 45 passageiros são considerados acúmulo. De acordo ainda com a portaria, as operadoras de ônibus do STPP/RMR deverão adotar todas as providências para evitar acúmulo de passageiros em filas, que deverão resguardar a distância mínima de um metro entre as pessoas.

Por isso, deverão disponibilizar e utilizar frota de estoque nos terminais de passageiros (integrados, miniterminais) ou nas garagens. A operadora deverá ainda atender, de forma imediata, determinação da fiscalização do CTM para utilização da frota na linha indicada, ainda que seja de outra operadora ou de outra linha.

O documento é assinado pelos secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, e de Saúde, André Longo, e pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes (CTM), Erivaldo Coutinho.

>>Coronavírus: Governo de Pernambuco proíbe aglomeração com mais de 10 pessoas e contrata 4.729 profissionais de saúde

>>Governo divulga abertura de duas seleções com mais de 2,7 mil vagas

Fiscalização

Com a nova medida, a fiscalização será intensificada nos TIs e nos principais corredores de ônibus, contando com o apoio da Polícia Militar. As Secretarias e o Consórcio Grande Recife reforçam a orientação para que os passageiros ingressem nos veículos sentados e mantenham a distância necessária nas filas de espera.

COVID-19 em Pernambuco

Em boletim divulgado nessa segunda-feira (22), para atualizar os números da Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou que os casos confirmados de coronavírus em Pernambuco subiu de 37 para 42 e revelou as confirmações são na Região Metropolitana, no Agreste e também Sertão de Pernambuco, com 1 caso no município de Petrolina.

De acordo com o boletim divulgado pela SES-PE, nas últimas 24 horas, Pernambuco confirmou mais 5 casos da Covid-19, sendo distribuídos por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado (1) e países (3). Do total de casos confirmados, 8 estão hospitalizados (07 na rede privada e 01 na rede pública), 31 cumprem isolamento domiciliar e 3 casos já foram curados.