Solidariedade

Coronavírus: Governo de Pernambuco libera R$ 1,4 milhão para pessoas em situação de vulnerabilidade

O objetivo da ação é garantir alimentação e itens de higienização, para reduzir a possibilidade de contágio e transmissão do Covid-19

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 26/03/2020 às 17:00
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Nesta quinta-feira (26), o Governo de Pernambuco divulgou novas ações da Campanha Pernambuco Solidário contra o novo coronavírus, que visa fortalecer as ações com foco nas pessoas em vulnerabilidade social. Segundo o governo, o estado vai liberar R$ 1,4 milhão para 184 municípios e o distrito de Fernando de Noronha. Além disso, canais para doação de mantimentos estão sendo abertos para aqueles que desejarem ajudar.

Na campanha, serão implantados pontos de cuidado com estrutura para atender a 360 pessoas em situação de rua por dia, durante todos os dias da semana, pela manhã, à tarde e à noite. O objetivo da ação é garantir alimentação e itens de higienização, para reduzir a possibilidade de contágio e transmissão.

Pontos de cuidado

Os pontos de cuidado serão instalados no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Esses locais terão estruturas para que as pessoas possam tomar banho, lavar roupas e receber kits de alimentação e de higiene, além de panfletos informativos com foco na prevenção ao coronavírus.

No Recife, a estrutura vai funcionar no Armazém 14, e nos demais municípios ainda serão definidos. Todos os pontos de cuidado terão recepção, área de espera para banho, banheiros com chuveiros, pias para lavagem de roupa e área de alimentação. As pessoas receberão roupas para usar enquanto lavam as suas.

Cofinanciamento

Além dos pontos de cuidados, a verba liberada pelo governo de Pernambuco será usada para cofinanciamento na concessão de benefícios eventuais para todo o Estado.

Doações

Foram montadas duas estratégias para arrecadar doações. Elas podem ser feitas em depósito em dinheiro na conta corrente da organização sem fins lucrativos Porto Social. Também será possível realizar a doação de alimentos, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

As doações de mantimentos devem ser comunicadas ao número 0800-081-4421 ou através do WhatsApp (81-98494-1969). Será necessária uma quantidade mínima de 50 quilos de alimentos ou produtos de higiene e limpeza, ou 50 litros de água mineral, para ser feita a coleta, por razões de logística.

Doações em dinheiro:

  • Associação Incubadora Porto Social - CNPJ 25.087.812/0001-47
  • Banco Bradesco – número 237)
  • Agência 1164
  • Conta corrente: 50.071-2

Doações de alimentos, água, produtos de higiene e material de limpeza:

  • • 0800 081 4421
  • • 81-98494 1969 (WhatsApp)