Consumidor

Procon registra aumento de mais de 300% nas reclamações via internet


Levantamento do Procon Recife, órgão de defesa do consumidor, aponta ainda mudança dos segmentos mais reclamados na quarentena. Veja como denunciar!

Giovanna Torreão Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 19/05/2020 às 10:15
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior
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O Procon Recife registrou um aumento de mais de 300% no número de reclamações recebidas via internet no mês de abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, bem como no mês anterior à pandemia. O órgão atribui esse maior fluxo ao período de quarentena, decretado em Pernambuco para evitar a propagação do novo coronavírus.

Além de registrar um grande número de reclamações através do email procon@recife.pe.gov.br, o órgão de defesa do consumidor notou uma mudança nos segmentos mais reclamados. O Procon Recife identificou um aumento de mais de 100% com relação às reclamações com relação às compras realizadas pela internet. Dessas reclamações, mais de 70% se referem a problemas de entrega, 14% com sites falsos que aplicaram golpes aos consumidores e 16% são de reclamações porque o produto entregue divergia do escolhido no site.

Segundo o levantamento, entre 20 de março e 30 de abril, período em que houve ampliação das regras de isolamento social e o fechamento de comércios e setores não essenciais, o Procon Recife recebeu 2.786 demandas. No mesmo período de 2019, foram 811 reclamações.

Diante da demanda, o Procon reforçou o atendimento online, que funciona 10 horas por dia. "Toda nossa equipe está envolvida analisando e protocolando as reclamações”, esclarece a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.

Como denunciar

O Procon recebe denúncias pelas redes sociais e pelo email denunciaprocon@recife.pe.gov.br, tendo em vista que o atendimento presencial está suspenso em virtude da pandemia do coronavírus.

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