polícia federal

‘’A criança se sente ameaçada’’, alerta PF sobre desafio do 'Homem Pateta' nas redes sociais

A Polícia Federal pede atenção para perfil que faz crianças se mutilarem e cometer suicídio

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/06/2020 às 16:08
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Depois de desafios como o da ‘Baleia Azul’ e ‘Boneca Momo’, a Polícia Federal faz um novo alerta para um perfil que está atraindo crianças para que incluem mutilações e até o suicídio. De acordo com as investigações, o perfil nas redes sociais estaria criando desafios perigosos para os menores. O chefe de comunicação da Polícia Federal (PF-PE), Giovanni Santoro, explicou como as crianças se tornam vítimas do ‘Homem Pateta’.

‘’Eles costumam dizer que sabem quem são os pais, os irmãos e que estão acompanhando a rotina deles e vai até atentar contra a vida dos familiares. Aí a criança se sente ameaçada e começa a cimprir os desafios que ele encaminha via Facebook e até mesmo Whatsapp. Os desafios que são de automutilação, colocar em risco e até mesmo mandando vídeos ensinando a criança a tirar a própria vida’’, explicou Giovanni Santoro, em entrevista ao Por Dentro com Cardinot.

Alerta

De acordo com a polícia, esses perfis do “Homem Pateta” têm poucas postagens porque, após ganhar a confiança das crianças, os criminosos enviam mensagens privadas com textos, vídeos e áudios com ameaças e intimidações. Os criminosos usam fotos que remetem ao personagem Pateta, da Disney.