
De acordo com a apuração do Por Dentro com Cardinot, a demanda diária no Recife, por exemplo, é de apenas 35% da capacidade
Teste rápido para detectar o novo coronavírus - Foto: Alex Oliveira/TV Jornal
Com informações de Emerson Pereira
O que se tem observado sobre a testagem para detectar o novo coronavírus em todo o Estado de Pernambuco é que, atualmente, existem mais testes do que pacientes solicitando o exame, de acordo com o Por Dentro com Cardinot. No Recife, por exemplo, segundo a apuração da produção do programa, a demanda diária é de apenas 35% da capacidade.
Em Pernambuco, os testes disponíveis para detectar o novo coronavírus têm sido maior do que a procura, conforme apurou o Por Dentro com Cardinot. O Recife, inclusive, tem capacidade para realizar 952 exames do tipo PCR (também conhecido como Swab), por dia, mas a média é que apenas 340 pessoas tem feito o agendamento.
‘’O RT-PCR é aquele exame do cotonete. Deve ser feito por pessoas com sintomas suspeitos da covid-19 e deve ser feito enquanto as pessoas tiverem com sintomas do primeiro até o sétimo dia. No teste rápido, a pessoa tem que ter tido no mínimo sete dias de com sintomas e três dias sem sintomas’’, explicou a diretora executiva de saúde do Recife, Ana Sofia’’.
No capital pernambucana, os testes podem ser feitos em 24 unidades de saúde, mas é preciso fazer o agendamento através do programa Atende em Casa. Para acessar, é preciso informar o CPF e também o CEP da rua onde você mora. ‘’No aplicativo ou no site. Marca o dia melhor para fazer, a unidade mais perto da sua casa e o horário’’, informou a diretora.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
O imunizante contra a covid-19 está na terceira e última fase de teste
Aplicativo hoje é pago na "boca do caixa" ou em caixas eletrônicos
A medida foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial