Em coletiva de imprensa, o Governo de Pernambuco anunciou que dividiu em três etapas o retorno de públicos em eventos em todo o Estado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, os eventos corporativos (pessoas jurídicas, empresas e instituições) podem receber a presença de até 100 pessoas ou até 30% da capacidade do estabelecimento, a partir desta segunda-feira (07), das 06h às 22h, para reuniões, palestras, assembleias, congressos e outras atividades do setor.
Já os eventos sociais (festas, casamentos, batizado, aniversário e etc.) foram incluídos na Etapa 9 do Plano de Convivência, com a mesma capacidade determinada para os eventos corporativos, e os eventos culturais (teatro, shows, museus e similares) retornam na Etapa 10 com até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local. É importante frisar que ambos não retornam no dia 07 de setembro.
- Lei determina que empresas não têm obrigação de devolver dinheiro de eventos adiados por conta do coronavírus
- Ministério da Saúde retira coronavírus da lista de doenças de trabalho
- Fernando de Noronha reabre em setembro para turistas que já tiveram coronavírus;
- Secretário de Saúde demonstra preocupação sobre falta de medicação para tratar crianças com síndrome rara associada ao coronavírus
- Fiocruz e Anvisa definem produção da vacina contra o coronavírus
“Dividimos os eventos em corporativos, sociais e culturais. Os eventos sociais, aqueles que têm o objetivo de socialização e comemoração, como casamento, batizado, aniversário, festas, estamos prevendo para a Etapa 9, também com até 100 pessoas ou 30% da capacidade. Já para a Etapa 10, acrescentamos o aumento da capacidade de todos os três tipos de eventos para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.
Outras regiões de Pernambuco
Na Macrorregião 2, a Geres V, no Agreste – que tem Garanhuns como cidade polo – e na Macrorregião 4, a Geres VIII, com sede em Petrolina, no Sertão, vão para a Etapa 7. Assim, os serviços de alimentação e shopping centers poderão ampliar seu horário de funcionamento para as 22h. Até o momento, os estabelecimentos estão funcionando das 10h às 20h (centros de compras) e das 6h às 20h (alimentação).
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.