
O dia 8 de outubro é uma data arretada! Afinal de contas, é celebrado O Dia do Nordestino. Você sabe qual a origem?
Comemorado anualmente, a data surgiu como uma homenagem ao cantor e compositor cearense, Patativa do Assaré, criada pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952, em 2009.
Atualmente, o Dia do Nordestino representa não só uma, mas toda a diversidade cultural do Nordeste.
O projeto do Dia do Nordestino foi proposto pelo então vereador e agora deputado federal Francisco Chagas (PT), que nasceu no município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte.
Lei do Dia do Nordestino
Em 2019, a lei 17.145 revogou o texto original e alterou a data do Dia do Nordestino para o dia 02 de agosto, em São Paulo (capital), por ser a data de falecimento do pernambucano Luiz Gonzaga, considerado o ‘Rei do Baião’ e um dos principais porta-vozes da cultura nordestina por todo o Brasil.
O Rio de Janeiro chegou a celebrar, em 2005, o Dia do Nordestino em 13 de dezembro, data de nascimento de Luiz Gonzaga.
No entanto, a homenagem carioca ‘não caiu no imaginário popular’, diferente do dia 08 de outubro, que costuma ser lembrado pelos governos, empresas, personalidades da mídia e a população.
Ser nordestino é sinônimo de esperança, diz Jessier Quirino
Durante entrevista a Rádio Jornal, o poeta paraibano, Jessier Quirino, comentou sobre o Dia do Nordestino e contou que o povo é sinônimo de esperança, religiosidade e instinto de sobrevivência.
Além de afirmar que o Nordeste está presente em sua obra, influenciada por nomes como Renato Caldas, Chico Pedrosa e Patativa do Assaré, que deu origem ao Dia do Nordestino.