
O Atacadão e a empresa de valores Preserve foram autuados pelo Procon Pernambuco, após o assalto ao carro-forte que estava na área externa de um supermercado, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife.
O motivo, de acordo com o Procon, foi o descumprimento da Lei Estadual 16.153, que ''prevê que operações de abastecimento e recolhimento dos carros-fortes só poderão acontecer quando clientes e usuários não estiverem no recinto da operação''.
O roubo aconteceu no fim da tarde e inicio da noite da quinta-feira (05).
O assalto ao carro-forte
Os bandidos colocaram explosivos no carro-forte, que iria recolher o dinheiro do estabelecimento. Houve troca de tiros, dois carros foram incendiados. Pelo menos, cinco homens participaram da ação.
Imagens mostram que o motorista reagiu, acelerando o veículo para tentar fugir dos criminosos, e colidiu com uma grade de proteção.
Em seguida, houve troca de tiros entre os vigilantes do supermercado e os criminosos. Os funcionários e clientes do estabelecimento ficaram assustados.
Suspeitos fugitivos
Os suspeitos fugiram sem levar o dinheiro do carro-forte. Na fuga, dois veículos foram carbonizados pela quadrilha para não deixar vestígios.
Um deles, dentro do próprio supermercado, e o outro, em uma rua, a 2 km do local do crime.
Estado de saúde dos vigilantes
O vigilantes Ezequias Oliveira Silva, atingido por um tiro de raspão no braço, já recebeu alta. Os outros continuam internados.
Cristiano Sales, que foi atingido no rosto, e Marcos André da Silva, atingido por um dos disparos na perna, estão em observação no Hospital Getúlio Vargas.
Nota do Grupo Carrefour na íntegra
No final da tarde de 5 de novembro, um carro forte foi assaltado enquanto fazia recolha de dinheiro na unidade do Atacadão, localizada no bairro de Iputinga, em Recife.
No momento do incidente, houve troca de tiros e dois vigilantes ficaram feridos, sendo socorridos no local e encaminhados para hospitais próximos. Nenhum cliente ou funcionário ficou ferido.
A polícia foi acionada imediatamente, porém os assaltantes acabaram fugindo, sem levar o dinheiro. O Atacadão está colaborando com a polícia para conduzir as investigações sobre o caso.
Pronunciamento do Procon
"O Procon Pernambuco autuou, na tarde desta sexta-feira (06.11), o supermercado Atacadão e a empresa de valores Preserve, por descumprirem a Lei Estadual 16.153".
De acordo com o órgão, a lei "prevê que operações de abastecimento e recolhimento dos carros-fortes só poderão acontecer quando clientes e usuários não estiverem no recinto da operação, devendo haver isolamento físico da área, a fim de garantir a incolumidade física dos vigilantes".
"O supermercado Atacadão, na BR-101, no bairro da Iputinga, foi alvo ontem (05.11) de uma ação criminosa, onde três vigilantes ficaram feridos na troca de tiros".
"Tudo aconteceu por volta das 18h30, horário que o supermercado está aberto para clientes".
"'O fato que ocorreu ontem também estava em desacordo com o Código Estadual de Defesa do Consumidor. O artigo 5º deixa claro que o direito do consumidor à vida, à saúde, à segurança', explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico".
"Na próxima semana será lavrado o auto de infração com o valor da multa para cada empresa".