FERIADO

Saiba o que abre e fecha neste domingo de eleições e feriado da Proclamação da República

Abre e fecha: Além da Proclamação da República, celebrada todo o ano, a data marca, em 2020, as eleições municipais

Saiba o que abre e fecha neste domingo de eleições e feriado da Proclamação da República

Movimentação do comércio do centro do Recife para o abre e fecha - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Matéria atualizada em 13 de novembro de 2020

Em 2020, 15 de novembro é dia da população escolher os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. No entanto, vale ressaltar que a data celebra a Proclamação da República, ou seja, é feriado. Portanto, o funcionamento do comércio terá o horário alterado. Confira abaixo o que abre e fecha na Região Metropolitana do Recife, além dos horários em que as lojas irão funcionar.

>>Confira o esquema de ônibus e metrô para as eleições municipais no Grande Recife

Com prejuízos financeiros, por conta da pandemia do novo coronavírus, a expectativa é de um desempenho melhor nas vendas até o mês de dezembro, após várias avanços nas etapas do Plano de Convivência contra a covid-19.

>>Confira todas as atividades que retornaram em Pernambuco e a previsão para outras liberações

>>Com maior taxa de mortalidade do Nordeste, confira os números da covid-19 nos bairros do Recife

“O final do ano é uma época muito importante para o setor de comércio e serviços, então esse é um momento que a gente pode aproveitar para recuperar um pouco das vendas ainda em 2020. A nossa preocupação é movimentar economia e gerar empregos. Vale dizer ainda que continuamos orientando todos a seguirem as recomendações de saúde”, afirmou Eduardo Catão, presidente da Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas de Pernambuco.

Centro e bairros

No feriado de 15 de novembro as lojas do Centro e bairros do Recife tem abertura facultativa, de 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho.

Mercados e feiras

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam das 6h às 13h, no domingo, e não haverá alteração em razão do feriado.

Shoppings 

Camará Shopping

Lojas funcionam das 13h às 21h. Alimentação e lazer das 12h às 22h. Caixa e Lotérica fechadas. Cartório fechado.

Shopping Costa Dourada

Lojas e operações de alimentação funcionam das 12h às 20h. Arcovita das 8h às 20h. Cinema programação própria.

Shopping Patteo Olinda

Lojas, Serviços, Alimentação e Lazer funcionam das 12h às 21h.

Shopping Guararapes

Lojas, Alimentação e Lazer funcionam das 12h às 21h.

Shopping Recife

Todas as operações funcionam das 12h às 21h.

Riomar Recife

Todas as operações funcionam das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista

Lojas, Quiosques, Game Station e Praças de Alimentação funcionam das 11h às 19h. Cinema com programação normal. Loteria e Expresso Cidadão fechados.

Shopping Igarassu

Todas as operações funcionam das 12h às 20h.

Shopping Plaza

Todas as operações funcionam das 12h às 20h. O cinema funciona de acordo com a sua programação.

Shopping Tacaruna

Todas as operações funcionam das 12h às 21h.

Paulista North Way Shopping

Todas as operações funcionam das 12h às 21h.

Hospital Veterinário do Recife

Estará fechado neste domingo, pois o seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Procon Recife

Funciona apenas de segunda a sexta, das 7h às 17h, com atividades presenciais e online, e estará fechado no domingo. 

Cultura, turismo e lazer

No domingo de eleições do primeiro turno, todos os equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife estarão fechados. O lazer a céu aberto está garantido nos parques Sítio Trindade e Dona Lindu, das 5h às 20h e das 8h às 22h.

As Academias Recife (pública) e as atividades esportivas realizadas no Geraldão e nos Compaz Ariano Suassuna e Eduardo Campos não funcionarão no domingo.

Não haverá ciclofaixa de turismo e lazer no domingo. A medida será adotada em decorrência do primeiro turno das Eleições Municipais 2020 e, assim como nos pleitos anteriores, atende à solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os parques da cidade e áreas públicas estarão abertos normalmente.

O Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na Zona Oeste, não estará aberto à visitação. O equipamento de educação ambiental, ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, retoma as atividades normais na semana seguinte, de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita.

Assistência Social e Direitos Humanos

No domingo (15), funcionarão normalmente o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Saúde

A maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (16).

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco (mediante encaminhamento da Central de Regulação do Estado), além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional.

Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriado, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (16).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.