PROTESTO

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO de PE irão PARALISAR ATIVIDADES, em 18 de novembro, para reivindicar mudança no PISO SALARIAL

A categoria dos profissionais da educação afirmou que vai ''denunciar a falta de vontade política do Governo de Pernambuco em cumprir o Piso Salarial do Magistério''

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/11/2020 às 17:27 | Atualizado em 23/05/2023 às 9:07
Sintepe/Divulgação
FOTO: Sintepe/Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe-PE) afirmou que a categoria irá paralisar as atividades, no dia 18 de novembro, e realizar um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

A manifestação está marcada para acontecer a partir das 9h. O objetivo é reivindicar mudança no piso salarial dos profissionais de educação.

De acordo com Sintepe-PE, a categoria vai "denunciar a falta de vontade política do Governo do Estado em cumprir o Piso Salarial do Magistério".

Nota do Sintepe sobre a paralisação em prol da atualização do piso salarial

A assembleia afirmou que aprovou neste dia 11 de novembro, "a realização de uma Paralisação da Categoria em 18 de novembro, com protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas".

Segundo a nota o bjetivo é "reivindicar a atualização do Piso Salarial do Magistério com repercussão em toda a carreira da Educação".

"O Sintepe vai realizar uma campanha nas mídias sociais e convencionais para denunciar a falta de vontade política do Governo do Estado em cumprir o Piso Salarial do Magistério".

>> Covid-19: Alunos da rede estadual voltam às aulas, mas ainda têm medo

"Os argumentos utilizados pelo governo não consideram que a Lei 173/2020 exclui as leis aprovadas anteriormente, entre elas, a lei do Piso do Magistério e a lei do Plano de Cargo e Carreira".

O Plano de Cargo e Carreira foi uma conquista de muitas lutas e não pode ser destruído por falta de compromisso de um governo com a valorização dos trabalhadores em educação, que são responsáveis pela qualidade da educação em Pernambuco e se reinventaram nesta pandemia com seu próprio salário para garantir o direito à educação.

>> Professores e pais de alunos de escolas particulares protestam pela volta das aulas presenciais no Recife

"A categoria discorda da proposta do Governo do Estado de realizar as férias escolares entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro de 2021. O tema continuará sendo debatido entre a Comissão de Negociação e o Governo".

"O retorno às atividades e aulas presenciais tem causado muita apreensão e infecções de professores e estudantes pelo coronavírus".

>> Professores da rede estadual protestam por pagamento de piso salarial

"O Sintepe vai continuar fiscalizando escolas e monitorando as ocorrências. O Sindicato já fez duas denúncias à imprensa e vai continuar fazendo o que for necessário para defender a vida de toda a comunidade escolar".

"A próxima Assembleia será no dia 20 de novembro para avaliar as negociações e as atividades. A luta vai continuar!"

A DIREÇÃO DO SINTEPE