ELEIÇÕES 2020

ELEIÇÕES 2020: JOÃO CAMPOS e MARÍLIA ARRAES disputam 2º TURNO para a PREFEITURA DO RECIFE

O resultado da apuração dos votos das eleições municipais para a Prefeitura do Recife foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 15/11/2020 às 22:43 | Atualizado em 02/05/2023 às 10:44
Rodolfo Loepert/Divulgação (João Campos) e Paulo Daniel (Marília Arraes)
FOTO: Rodolfo Loepert/Divulgação (João Campos) e Paulo Daniel (Marília Arraes)

A escolha do novo prefeito(a) do Recife será decidida em segundo turno entre os candidatos João Campos (PSB), que teve 29,17% dos votos válidos, e Marília Arraes (PT), com 27,95% das intenções de escolha da população.

O resultado da apuração para a Prefeitura do Recife foi confirmado pela apuração feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2020, o segundo turno está marcado para 29 de novembro, duas semanas após o primeiro turno das eleições.

A transmissão das eleições municipais, neste domingo (15), está com cobertura completa dos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

TV e Rádio Jornal, NE10 e Jornal do Commercio integrados no principal evento da democracia brasileira.

Entrevistados no Bronca 24h

João Campos, PSB, e Marília Arraes, PT, foram entrevistados, nesta segunda-feira (16), ao vivo, no Bronca 24h. Confira o que os dois disseram, no vídeo abaixo. (Campos, a partir de 15'22'', e Arraes, a partir de 18'49''):

O que leva eleição para 2º turno?

A corrida eleitoral, entretanto, ainda pode ser estendida nas cidades com mais de 200 mil eleitores, pois nelas há a possibilidade de 2º turno para o cargo de prefeito.

Nestes municípios maiores, a Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do Executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos.

Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nessas cidades é realizado, em até 20 dias, um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Instabilidade na apuração dos votos nas Eleições 2020

A plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o tempo real do resultado das eleições 2020 apresentou instabilidade, neste domingo (15), e atrasou a apuração dos votos para a Prefeitura do Recife.

Em entrevista à repórter Talita Marques, o diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, afirmou que o problema foi por causa de um congestionamento no sistema do TSE.

Após o fim da votação, a mídia (arquivos) das urnas é levada aos cartórios, que transmitem para o TRE-PE e, consequentemente, vai para o TSE, que é responsável por divulgar os resultados das eleições 2020.

Boca de urna no Recife

O Ibope divulgou, neste domingo (15), a pesquisa de boca de urna sobre a eleição para a prefeitura do Recife.

De acordo com instituto, o nível de confiança é de 99% e a margem de erro é de dois percentuais para mais ou para menos.

Pela boca de urna no Recife, a capital pernambucana aponta segundo turno entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).

O candidato do PSB, de acordo com os dados da boca de urna no Recife, teve 35% dos votos. Já a petista alcançou 30%.

Candidatos presos nas Eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco o número de urnas eletrônicas que foram substituídas e de ocorrências registradas durante o horário da votação. Até as 16h, 2.717 urnas foram substituídas.

O número corresponde a 0,60% do contingente de 400 mil equipamentos que estão sendo utilizados nas eleições. Segundo o tribunal, 45 candidatos foram presos em flagrante por crime eleitoral.

Desafio pós-pandemia

o empresário João Carlos Paes Mendonça foi entrevistado na Rádio Jornal e falou suas visões para a capital pernambucana, diante das dificuldades causadas pela pandemia de covid-19, além dos desafios para a próxima gestão municipal, após as eleições 2020.

“O Bolsa Família, o auxílio emergencial, são importantes, mas devem ser de passagem. O importante é gerar emprego, é investir em educação. Sem educação, não há desenvolvimento”, afirmou o empresário.