Prova de vida

INSS inicia piloto de PROVA DE VIDA DIGITAL; veja como funciona

Tire suas dúvidas sobre a nova prova de vida digital para aposentados, pensionistas e anistiados do INSS

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/11/2020 às 11:58 | Atualizado em 09/03/2023 às 7:40
Marcelo Camargo/ABr
FOTO: Marcelo Camargo/ABr

Com informações do Ministério da Economia

O Governo Federal vai simplificar a prova de vida dos aposentados, pensionistas e anistiados. Desde essa terça (24), o processo poderá ser realizado pelos aplicativos sigepe mobile e Meu gov.br.

Projeto piloto da Prova de Vida Digital

Com isso, não será mais necessário o deslocamento até o órgão de origem ou uma agência bancária.

Neste primeiro momento, a funcionalidade será implantada como piloto para 10 mil pessoas atendidas pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos do Ministério da Economia (Decipex/ME).

No futuro, a funcionalidade será estendida a 700 mil pessoas.

“O aposentado, pensionista ou anistiado poderá realizar a prova de vida de onde estiver, seja no Brasil ou em outro país”, anuncia o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do ME, Wagner Lenhart.

“A novidade vai proporcionar economia de tempo e até de dinheiro não só para o governo, mas também para os aposentados e pensionistas, uma vez que não será necessário deslocamento para a comprovação anual.”

Entre 2016 a 2019, foram restabelecidos mais de 120 mil pagamentos pelo atendimento presencial, nas unidades de Gestão de Pessoas. “Nossa expectativa é reduzir esses atendimentos”, complementa.

Biometria

Segundo o secretário, a prova de vida digital faz parte do plano de transformação digital na Gestão de Pessoas no governo federal.

“É importante lembrar que o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)”, orienta Lenhart.

Acompanhamento

Durante o piloto, os beneficiários poderão acompanhar a sua situação pelo aplicativo Sigepe Mobile.

Por meio dele, será possível obter o comprovante da sua realização, independente do canal que tenha utilizado, podendo também receber notificações para lembrar o momento em que deverá realizar esta ação.

>> Prova de vida assegura pagamento de benefícios previdenciários

“Os aposentados, pensionistas e anistiados que não estiverem participando do piloto devem realizar a prova de vida no banco em que recebem o seu provento ou benefício”, reforça o secretário.

Para facilitar o processo, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do ME elaborou um “Passo a Passo” para orientar os participantes do piloto.

Outro objetivo da medida é aprimorar a atuação das unidades de gestão de pessoas na Administração Pública Federal, pois a iniciativa reduzirá as visitas técnicas e os atendimentos presenciais.

Como a Prova de Vida funciona atualmente

A prova de vida dos servidores públicos federais aposentados, dos pensionistas e dos anistiados políticos, que recebem pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), deve ser feita anualmente, no mês do aniversário.

Com a entrada em vigor da Portaria 244 e Instrução Normativa nº 45, de 15 de junho de 2020, foi permitido aos beneficiários realizar essa comprovação em qualquer agência da instituição bancária onde é pago o provento ou benefício.

Isso vale para todos os beneficiários. É necessário o comparecimento pessoal portando documento oficial de identificação com foto e CPF.

Os dois normativos também autorizaram o uso de novas tecnologias, como a comprovação de vida, por meio de biometria em aplicativos mobile e em terminais de autoatendimento bancário.