UOL - O melhor conteúdo
POSSÍVEL GREVE

'Apelamos para eles que não façam greve', diz Bolsonaro sobre paralisação dos caminhoneiros

Há rumores sobre uma nova greve de caminhoneiros, que poderia acontecer já na próxima segunda-feira (1º)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 27/01/2021 às 16:15 | Atualizado em 13/01/2023 às 14:02
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quarta-feira (27), em tom de apelo, para que os caminhoneiros para que não façam greve.

"Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia do Brasil. Apelamos para eles que não façam greve porque todos nós vamos perder, todos, sem exceção", declarou, após reunião no Ministério da Economia.

O chefe de Estado ainda disse que "a solução não é fácil", mas que o governo está buscando uma maneira de não haver mais reajustes no valor dos combustíveis.

Reajuste no óleo diesel

A Petrobras reajustou em 4,4% o preço médio do diesel nas refinarias nesta terça-feira (26) e há especulações sobre uma greve de caminhoneiros que aconteceria na próxima segunda-feira (1º).

"Estamos estudando medidas, agora, não tenho como dar uma resposta de como diminuir impacto, que, na verdade, foram R$ 0,09 no preço do diesel", disse Bolsonaro, reforçando que não quer interferir na política de preços da empresa, que segue o mercado internacional.

Governo estuda reduzir impostos sobre combustíveis, diz Bolsonaro

Segundo ele, está em estudo a diminuição do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), impostos que incidem sobre o valor final dos combustíveis.

O impacto da medida aos cofres públicos, de acordo com ele, é de R$ 800 milhões por cada centavo reduzido. Para Bolsonaro, é importante que os governadores também reduzam o ICMS, imposto estadual.

"Até sair da refinaria e chegar na bomba de combustível tem ICMS, imposto que é o mais caro que tem sobre o combustível no Brasil, tem a margem de lucro, tem transportadores, tem muito monopólio no meio disso", declarou Bolsonaro.