URINA PRETA

Síndrome de Haff: Entenda o que a doença causa, por que a urina fica escura e como se prevenir

Confira também como se prevenir da doença da Síndrome de Haff, ou doença urina preta

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/02/2021 às 18:42 | Atualizado em 28/09/2022 às 10:20
Reprodução
FOTO: Reprodução

Duas irmãs infectadas pela Síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foram internadas no Recife. Após esses casos, a população acendeu o alerta sobre os riscos de consumir alguns alimentos sem saber a procedência.

As mulheres foram infectadas após ingerirem um peixe Arabaiana. As condições de produção, armazenamento e comercialização são fundamentais na disseminação da doença. Os sintomas da Síndrome de Haff surgem entre 2 a 24 horas.

O que é Síndrome de Haff?

A Síndrome de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina.

Ela é caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café.

A urina escura é uma consequência da necrose muscular, provocada pela síndrome.

De acordo com a apuração do Jornal do Commercio, em Pernambuco, entre 2017 e 2021, foram registrados 15 casos de Haff.

10 foram confirmados por critério clínico epidemiológico (4 em 2017 e 6 em 2020) e 5 (de 2021) ainda em investigação.

Quais os sintomas da Síndrome de Haff?

A Síndrome de Haff é causada quando a toxina vai para os músculos, provocando dores musculares e afetando os rins.

Entre os principais sintomas da doença estão náusea, vômito, diarreia e febre.

Também são sintomas da doença da urina preta vermelhidão na pele, falta de ar, dormência no corpo e insuficiência renal.

O que causa a Síndrome de Haff?

De acordo com os médicos, a contaminação é causada com uma toxina que se desenvolve em peixes e crustáceos de água doce que não são bem armazenados em temperaturas adequadas, mas não altera o sabor e nem a aparência do alimento.

>> Síndrome de Haff: Após casos suspeitos da doença em Pernambuco, comerciantes sofrem com diminuição nas vendas de peixes

"O que chama atenção? O peixe não foi armazenado de forma adequada nem tratado de forma adequada. Aí ele vai produzir uma toxina", explica o médico infectologista Filipe Prohaska.

"Você come o peixe, não nota que tem essa toxina, o gosto não tem alteração, mas, poucos dias depois, você começa a ter a dor muscular intensa e a urina ficando preta. Deve procurar de imediato uma unidade hospitalar quando isso acontecer”, alerta.

É importante que a Síndrome de Haff seja identificada e tratada rapidamente, porque a doença pode evoluir rapidamente e trazer complicações para o paciente, como insuficiência renal, falência múltipla de órgãos e óbito, por exemplo.

A Secretaria de Saúde informou que, através da Rede de Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Rede Cievs), acompanha e mantém toda rede de serviços de atenção e vigilância do Estado alerta para a notificação de casos suspeitos da Síndrome de Haff.