Após o governador Paulo Câmara decretar quarentena a partir da próxima quinta-feira (18), o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, apresentou o cenário atual da covid-19 em todo o Estado.
Ele afirmou que nos últimos cinco dias, entre 10 e 14 de março, Pernambuco vem internando mais de 100 pessoas em leitos de UTI, representando uma grande demanda. Atualmente, 95% dos leitos de UTI estão ocupados.
>> Saiba o que pode e o que não pode funcionar durante período de quarentena em Pernambuco
“Nós nunca tivemos tantas pessoas internadas em leitos públicos de UTI desde 12 de março de 2020", revelou o secretário.
"Foi por esse motivo e pela enorme pressão sobre o sistema de saúde do Estado que o Governo de Pernambuco decretou a quarentena”, disse Alexandre Rebelo.
Abertura de leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19
Na última semana, 180 novas vagas foram disponibilizadas, e ao todo já são 2.321 leitos no território pernambucano, sendo 1.253 de UTI.
A expectativa do governo estadual, é que nas próximas horas, mais 12 vagas de UTI do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife, recebam pacientes encaminhados da Central de Regulação de Leitos.
Para esta terça-feira (16), outros dez leitos de UTI pediátrica devem entrar em funcionamento no Imip. Além disso, continua aberto o edital para contratar vagas nas redes privada e filantrópica.
Novos respiradores para os pacientes de Covid-19
Durante coletiva online, nesta segunda-feira (15), o secretário estadual de saúde, André Longo, informou que Pernambuco recebeu mais 75 respiradores.
O objetivo é reforçar a rede de assistência aos pacientes suspeitos e confirmados da covid-19.
Os novos equipamentos serão enviados para os hospitais regionais de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Salgueiro e Palmares, além do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.
>> Muitas pessoas estão vivendo como se nao houvesse pandemia diz secretario de saude
A Secretaria de Saúde informou que já tinha adquirido outros 79 respiradores na semana passada, totalizando 519 desde o início da pandemia.
Ainda são esperados mais 75 aparelhos nos próximos dias. Também detalhou a abertura de mais leitos de UTI em todo o Estado.