O Procon Pernambuco informou que, nos 10 primeiros dias de quarentena, autuou 25 estabelecimentos e interditou seis no Estado.
Ação foi conjunta com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Os servidores passaram por 499 estabelecimentos, em 11 municípios da Região Metropolitana do Recife e do Interior. Vale lembrar que o período de medidas mais rígidas são para evitar a propagação da covid-19.
Documentação irregular
Neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros interditou quatro marinas, todas em Maria Farinha, no município de Paulista
>> Confira todas as regras de funcionamento das atividades durante quarentena em Pernambuco
As interdições aconteceram porque as marinas estavam com documentação irregular. Um dos estabelecimentos apresentou documentação falsa e o responsável foi encaminhado para a delegacia.
Já na última semana, o Procon Pernambuco revelou que interditou uma Bomboniere, em Camaragibe; uma loja de móveis, em Jaboatão; uma loja de lingerie no Centro do Recife, e um bar no Hipódromo.
Todos estavam abertos com atendimento ao cliente, entretanto, de acordo com o Procon, a maioria dos locais visitados estavam cumprindo com o decreto e, por isso, apenas foram orientadas pelas equipes de fiscalização.
"O consumidor tem sido nosso principal fiscal", disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
"Das interdições feitas durante o período de quarentena, grande parte foram de denúncias realizadas em nossos canais de comunicação", explicou.
Números das fiscalizações do Procon
- 499 estabelecimentos visitados
- 25 autuados
- 6 interditados
- 3 festas particulares terminadas
- 11 municípios fiscalizados
Quarentena em Pernambuco
O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento nesta quinta-feira (25), que o período de quarentena em Pernambuco foi prorrogado até o próximo dia 31 de março.
Ao todo, serão 14 dias de medidas restritivas mais intensas para evitar a propagação da covid-19.
De acordo com o secretário estadual de saúde, André Longo, um novo Plano de Convivência entrará em vigor em todo o Estado entre os dia 01 e 25 de abril.
>> Aulas presenciais em instituições de ensino de Pernambuco podem retomar no dia 5 de abril
Durante o período de quarentena em Pernambuco, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros.
Além das academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho.
>> "Cansado de ver gente morrendo", diz médico após PE ultrapassar 1.800 pessoas em UTI com covid-19
Além disso, também ficou proibido o funcionamento de escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais, esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças.
Também foram fechadas as ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.
Já as igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.