PAULO GUSTAVO

Paulo Gustavo: "Situação é muito grave, mas ele está vivo", afirma Tata Werneck

Amiga íntima de Paulo Gustavo, a atriz fez um apelo em suas redes sociais e pediu orações para o humorista

Paulo Gustavo:

Amiga de Paulo Gustavo, a atriz Tatá Werneck tem pedido orações nas redes sociais para o ator - Foto: Reprodução/ Instagram

A amiga do ator Paulo Gustavo, Tata Werneck, fez um apelo por orações e reiterou que o ator está vivo em postagem na rede social nesta terça-feira (04). "A situação do Paulo é mto grave. Mas ele está vivo. Parem. Parem de querer ganhar likes em cima dele. Nesse momento ele está vivo. Deixem o Paulo em paz. Deixem meu amigo em paz!", pediu.

>>>ECMO: conheça o tratamento feito em Paulo Gustavo e entenda qual o papel na covid-19

>>>Paulo Gustavo ‘acordou e interagiu bem’ com médicos e marido antes de piora no estado de saúde

>>>Paulo Gustavo sofre lesões cerebrais e estado de saúde é crítico, diz revista

A atriz Tata Werneck, amiga íntima do ator Paulo Gustavo, utilizou as redes sociais nesta terça-feira (4) para pedir orações e reforçar que o ator está vivo. "A situação do Paulo é mto grave. Mas ele está vivo. Parem. Parem de querer ganhar likes em cima dele. Nesse momento ele está vivo. Deixem o Paulo em paz. Deixem meu amigo em paz!", reiterou.

A assessoria do artista publicou, nessa segunda-feira (3), um boletim médico que trouxe as a situação clínica atual de Paulo Gustavo. No informe, está descrito que a situação “é instável e de extrema gravidade”.

Ainda em tratamento usando a ECMO, espécie de pulmão artificial, Paulo Gustavo apresentou uma melhora na tarde desse domingo e chegou a interagir com a equipe médica e com o seu marido, o também médico Thales Bretas.

“Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa”, relata o comunicado.

Após o anúncio, a apresentadora Tatá Werneck fez publicações em suas redes sociais pedindo orações para o amigo. "Eu imploro a vocês com todo amor: tirem um minuto do tempo de vocês e peçam para que Paulo Gustavo veja os filhos crescerem. Por favor. Quem puder. Por favor. Eu peço com todo amor", publicou Werneck.

Qual o papel do ECMO na covid-19?

Em casos mais graves e que exigem a necessidade maior de recursos tecnológicos para superar a famosa “tempestade inflamatória” da covid-19, o ECMO pode ser um dos tratamentos utilizados em estágios mais críticos da doença.

> Paulo Gustavo ‘acordou e interagiu bem’ com médicos e marido antes de piora no estado de saúde

''O objetivo do ECMO é suportar uma função do pulmão. Ele não trata a covid-19. Não é um procedimento para curar. A ECMO faz a função do pulmão fora do corpo [...] Você fazer um tratamento cirúrgico em cima de um pulmão que já deve ter um acometimento bem importante'', completou a médica Verônica Monteiro.

ECMO

Chamou atenção o fato de Paulo Gustavo estar sendo tratado com os melhores recursos tecnológicos disponíveis atualmente. Entre eles, o ECMO, que funciona como um pulmão artificial para quadros extremamente graves. O tratamento pode custar até R$ 30 mil por dia.

No último final de semana, a equipe médica confirmou que o estado de saúde de Paulo Gustavo é crítico. O esposo do ator escreveu nas redes sociais que a situação “é difícil”. Vários artistas como Tatá Werneck, Ingrid Guimarães, Maria Flor e Leandro Hassum já fizeram declarações públicas de amor e torcida pela recuperação de Paulo Gustavo.

Covid-19 e internamento

Paulo Gustavo, de 42 anos, foi internado no dia 13 de março, mas a assessoria de imprensa do comediante só divulgou a informação no dia 15 de março, deixando muitos fãs de surpresa. Inicialmente, Paulo foi internado consciente. Ele chegou a fazer postagens nas redes sociais, de dentro do hospital. 

Com o agravamento do quadro clínico, no entanto, Paulo Gustavo foi intubado no dia 21 de março. À época, o objetivo, de acordo com comunicado oficial, era de evitar uma piora no estado de saúde do ator, que já tinha dificuldades para respirar. 

Antes de ser intubado, Paulo Gustavo rezou, pedindo proteção à Santa Dulce, de quem é devoto. Ele também se despediu do marido, o médico Thales Bretas. “Te amo! Já volto!”, disse o ator ao companheiro, de acordo com relato de uma amiga de Paulo Gustavo. 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.