Polícia Militar

Saiba quem é José Roberto de Santana, novo comandante da PM de Pernambuco

Após a exoneração de Vanildo Maranhão, o coronel José Roberto Santana assume o novo cargo de comandante da PM de Pernambuco

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 02/06/2021 às 14:00 | Atualizado em 06/12/2022 às 16:01
Divulgação
FOTO: Divulgação

A partir desta quarta-feira (2) quem assume o comando geral da Polícia Militar de Pernambuco é o coronel José Roberto de Santana. O anúncio foi feito nessa terça-feira (1º), pelo Governo do Estado.

José Roberto, que substitui o coronel Vanildo Maranhão, chegará com a missão de pacificar e unir a corporação, que vive em ebulição desde o último sábado (29), quando policiais praticaram atos de violência contra manifestantes contrários ao governo Bolsonaro, na Área Central do Recife.

Santana exercia o cargo de de diretor de Planejamento Operacional da PM.

Antes, foi assistente do Comando Geral (2011/2017); ajudante de Ordens do Governador do Estado de Pernambuco (2005-2006) e chefe da Unidade de Segurança do Palácio do Governo de Pernambuco (2001-2004).

O novo comandante também possui cursos de especialização em Gestão Governamental; Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia.

Perfil do coronel José Roberto

O coronel José Roberto de Santana vinha exercendo a função de diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar.

Ele tinha como responsabilidade coordenar as quatro diretorias operacionais da corporação (DIM, DIRESP, DINTER I e DINTER II), correspondentes a um total de 51 unidades operacionais, entre batalhões e companhias independentes, de área e especializadas.

Ele tem 31 anos de efetivo serviço à Polícia Militar, tendo sido declarado aspirante a oficial PM em 1992, pela Academia de Polícia Militar do Paudalho.

VEJA TAMBÉM: Veja documento que dá detalhes e nome de quem teria dado ordem para polícia agir em protesto contra Bolsonaro no Recife

Possui os seguintes cursos na área de Segurança Pública: Especialização em Gestão Governamental, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia.

O coronel foi chefe da Unidade de Segurança do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, no período de 2001 a 2004; foi ajudante de Ordem do governador de Pernambuco no período de 2005 a 2006; e foi assistente do Comando Geral da PMPE, no período de 2011 a 2017.

Possui ainda 14 condecorações de mérito.

Exoneração do ex-comandante da PM

O governo do estado anunciou na noite dessa terça-feira (1) a mudança do comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Numa nota enviada à imprensa, o Palácio do Campo das Princesas informou que o agora ex-comandante da corporação, Vanildo Maranhão, pediu exoneração do cargo; pedido que foi aceito pelo governador Paulo Câmara (PSB).

29 de maio

Protestos contra o presidente Jair Bolsonaro foram realizados em todo o país, no último sábado (29). No Recife, a manifestação teve concentração às 9h na Praça do Derby, de onde os participantes saíram em caminhada pelas ruas da área central da capital.

Quando chegaram à Ponte Duarte Coelho, policiais militares fizeram um bloqueio e atiraram contra os manifestantes, usando balas de borracha, sprays de pimenta e gás lacrimogêneo.

Dois homens, que não participavam do protesto, foram feridos gravemente na região dos olhos. O arrumador Jonas Correia, de 29 anos e o adesivador de carros Daniel Campelo, de 51 anos, passavam pelo centro do Recife no momento da manifestação e acabaram feridos na ação policial.

Os dois estão internados no Hospital da Restauração com graves ferimentos nos olhos. De acordo com a equipe médica que os acompanha, ambos perderão parcialmente a visão.