FUNGO NEGRO

Como a mucormicose contagia as pessoas? O fungo preto fica no ambiente? É transmissível? Médico responde

Infectologista Thiago Ferraz, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, tirou dúvidas sobre a mucormicose popularmente conhecida por "fungo preto"

Como a mucormicose contagia as pessoas? O fungo preto fica no ambiente? É transmissível? Médico responde

Thiago Ferraz, infectologista do HUOC, tirou algumas dúvidas sobre a doença e falou sobre a situação da paciente pernambucana que foi infectada pela mucormicose. - Foto: Reprodução: TV Jornal / Internet

Com o recente caso de mucormicose confirmado em Pernambuco neste domingo (6), muitas pessoas ficam com dúvidas em relação à infecção. Afinal, como ocorre o contágio? A doença é transmissível? O fungo fica no ambiente? Quais os sintomas da doença? Tendo em vista essa preocupação, o infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Thiago Ferraz, gravou um vídeo esclarecendo algumas dessas dúvidas e falando sobre a situação da paciente de 59 anos, moradora do município de Casinhas, no Agreste, que está com a mucormicose.

>>>Fungo Preto: Médico do HUOC esclarece dúvidas e fala sobre situação de paciente em Pernambuco

>>>Fungo negro: Veja estados do Brasil com casos suspeitos ou confirmados da murcomicose

Veja perguntas e respostas

O fungo é contagioso? 

"O tratamento é medicamentoso, feito com antifúngico. Vale ressaltar que esse fungo não é transmitido de pessoa para pessoa. Não é contagioso", escareceu o infectologista. 

Quais os fatores de risco? Como o fungo entra em contato com as pessoas?

"É uma doença que tem associação com imunodepressão. Com queda das defesas das pessoas. Pessoas com leucócitos baixos, pessoas que tem diabetes, e em raras situações também associadas à inoculação direta, por exemplo, pessoas que sofrem traumas. Esse fungo está presente no ambiente. Normalmente, a gente entra em contato através da respiração, inalando o fungo", esclareceu Thiago Ferraz. 

O fungo é associado à covid-19? 

"No caso da paciente, ela possui fatores de riscos clássicos para a infecção por esse fungo e a associação com a covid-19 ainda está sendo estudada, visto que a infecção veio a acontecer trinta dias após os sintomas da covid e já curada da covid-19", explicou o médico. 

O que é?

A mucormicose é uma doença conhecida há mais de um século, causada por fungos da ordem Mucorales, que têm dezenas de espécies e que existem por toda a parte. Assim como outros fungos potencialmente inalatórios, afeta comumente pacientes com o sistema imunológico debilitado, podendo acometer nariz e outras mucosas.

>> Fungo preto: O que é a mucormicose? Quais os sintomas? Como ocorre o contágio? Veja respostas sobre a infecção rara

>> Fungo preto: A infecção já está no Brasil? Há relação entre a mucormicose e a covid-19? Como é feito o tratamento da infecção? confira respostas

>> Fungo negro: como se prevenir do contágio? Já existe tratamento para a infecção rara? saiba respostas

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a localização da infecção. Nos pulmões, pode haver tosse, expectoração e falta de ar. Na face e nos olhos, pode ocorrer vermelhidão intensa e inchaço.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.