FUNGO NEGRO

FUNGO PRETO: Como acontece o contágio pela mucormicose? É transmissível? Médico responde

Infectologista Thiago Ferraz, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, tirou dúvidas sobre a mucormicose popularmente conhecida por "fungo preto"

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 07/06/2021 às 18:40 | Atualizado em 31/10/2022 às 18:08
Reprodução: TV Jornal / Internet
FOTO: Reprodução: TV Jornal / Internet

Com o recente caso de mucormicose confirmado em Pernambuco neste domingo (6), muitas pessoas ficam com dúvidas em relação à infecção.

Afinal, como ocorre o contágio? A doença é transmissível? O fungo fica no ambiente? Quais os sintomas da doença?

Tendo em vista essa preocupação, o infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Thiago Ferraz, gravou um vídeo esclarecendo algumas dessas dúvidas e falando sobre a situação da paciente de 59 anos, moradora do município de Casinhas, no Agreste, que está com a mucormicose.

Veja as respostas do médico sobre a mucormicose ou 'Fungo Preto'

O fungo da mucormicose é contagioso?

R: O tratamento é medicamentoso, feito com antifúngico. Vale ressaltar que esse fungo não é transmitido de pessoa para pessoa. Não é contagioso.

Quais os fatores de risco do Fungo Preto? Como o fungo entra em contato com as pessoas?

R: É uma doença que tem associação com imunodepressão. Com queda das defesas das pessoas. Pessoas com leucócitos baixos, pessoas que tem diabetes, e em raras situações também associadas à inoculação direta, por exemplo, pessoas que sofrem traumas.

Esse fungo está presente no ambiente. Normalmente, a gente entra em contato através da respiração, inalando o fungo.

O fungo é associado à covid-19?

R: No caso da paciente, ela possui fatores de riscos clássicos para a infecção por esse fungo e a associação com a covid-19 ainda está sendo estudada, visto que a infecção veio a acontecer trinta dias após os sintomas da covid e já curada da covid-19.

O que é a doença Fungo Preto?

R: A mucormicose é uma doença conhecida há mais de um século, causada por fungos da ordem Mucorales, que têm dezenas de espécies e que existem por toda a parte.

Assim como outros fungos potencialmente inalatórios, afeta comumente pacientes com o sistema imunológico debilitado, podendo acometer nariz e outras mucosas.

VEJA TAMBÉM: FUNGO PRETO: Veja quais estados do Brasil já têm casos da murcomicose

 

Quais são os sintomas da mucormicose? 

R: Os sintomas variam de acordo com a localização da infecção. Nos pulmões, pode haver tosse, expectoração e falta de ar. Na face e nos olhos, pode ocorrer vermelhidão intensa e inchaço.