NOVO CORONAVÍRUS

Covid-19: Agreste e Sertão de Pernambuco seguem medidas de novo decreto já nesta segunda (14)

Veja o que muda no Agreste e no Sertão do Estado já nesta segunda-feira (14)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 14/06/2021 às 17:20 | Atualizado em 17/10/2022 às 14:46
Janaina Pepeu
FOTO: Janaina Pepeu

Durante coletiva online para tratar sobre assuntos da covid-19 em Pernambuco na útima quinta-feira (10), o secretário de saúde, André Longo, anunciou que as 65 cidades do Agreste do Estado, que estavam com restrições intensas, passam a ter atividades permitidas até um limite durante toda a semana.

"Nas 65 cidades do Agreste, a partir desta segunda-feira (14), as atividades voltam a estar permitidas até o limite das 18h, inclusive finais de semana", explicou Longo. 

Já o Sertão do Estado vive o pior momento da pandemia de covid-19, de acordo com Longo. Com isso, a partir de hoje (14), apenas atividades permitidas poderão funcionar, sendo assim até o dia 20 de junho.

"Diante dos indicadores atuais, nós vamos ampliar as restrições na terceira Macrorregião de saúde. Por lá, de 14 a 20 de junho, apenas as atividades permitidas poderão funcionar", disse.

"Os indicadores da terceira macrorregião caminham no sentido contrário, como se estivéssemos, nesse momento, passando o processo de aceleração para a região do Sertão", adicionou o secretário.

Ele continua: "A região engloba as Geres de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira e vive seu pior momento em termos de solicitações de UTI com o crescimento adicional de 57% quando analisamos os primeiros quatro dias desta semana em relação aos quatro primeiros da semana passada", informou. 

Veja o que muda na RMR e Zona da Mata a partir do próximo sábado (19)

Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

As mudanças no Grande Recife e na Zona da Mata acontecem a partir do dia 19 de junho.

"Na Região Metropolitana e na Zona da Mata, a partir do final de semana de 19 de junho, as atividades voltam a ser permitidas até o limite das 18h, nos fins de semana. Durante os dias de semana, as restrições permanecem as mesmas com as atividades se encerrando às 20h", disse o secretário.

> É gripe, dengue ou covid-19? Veja sintomas e diferenças das doenças e saiba onde receber atendimento em cada uma delas

"Já há uma nítida desaceleração na primeira macrorregião, que registrou na semana passada uma redução de algo em torno de 10% de solicitações de leitos de UTI", comentou.

"E já nessa semana, a gente analisando os primeiros quatro dias dessa semana, já tivemos uma redução de 17% quando comparamos os quatro primeiros dias dessa semana com os quatro mesmos primeiros dias da semana passada", finalizou.