COVID-19

PLANO DE CONVIVÊNCIA COM A COVID-19: Decreto que estabelece novas medidas em Pernambuco passa a valer nesta segunda (14)

O Governo de Pernambuco anunciou flexibilizações durante coletiva de imprensa online para tratar sobre assuntos da Covid-19 e plano de convivência

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 14/06/2021 às 15:55 | Atualizado em 20/10/2022 às 17:50
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Após a coletiva online para tratar sobre assuntos da covid-19 em Pernambuco na última quinta-feira (10), o Governo de Pernambuco anunciou flexibilizações, novos horários, mudanças e restrições na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Sertão e Agreste do Estado.

Para algumas dessas regiões, as mudanças no plano de convivência com a covid-19 já valem a partir desta segunda-feira (14). 

"Diferente do que vimos na Região Metropolitana e na Zona da Mata, o Sertão vive uma terceira semana de ascensão, inclusive com patamares mais elevados atualmente, do que nas últimas semanas", adiantou o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo.

"As restrições que foram suspensas na Zona da Mata vão ser importadas agora para a Macro III", disse.

Veja o que muda em cada macrorregião a partir desta segunda (14)

Agreste

As 65 cidades do Agreste do Estado, que estavam com restrições intensas, passam a ter atividades permitidas até um limite durante toda a semana.

"Nas 65 cidades do Agreste, a partir da próxima segunda-feira (14), as atividades voltam a estar permitidas até o limite das 18h, inclusive finais de semana. Registramos melhoras no Agreste. Fruto dos mais de 20 dias de intensas restrições", explicou Longo.

Ele complementou: "As solicitações de UTI tiveram uma pequena queda, mas já nos primeiros quatro dias desta semana, quando comparados com os quatro primeiros da semana passada, há uma queda de 31% nos números de solicitações por UTI (...)".

"Nesse momento, a oferta de vagas já supera o número por solicitações", Longo finalizou.

> Por que as pessoas com duas doses da vacina ainda podem contrair a covid-19?

Sertão

De acordo com o secretário, o Sertão vive o pior momento da pandemia de covid-19.

"Diante dos indicadores atuais, nós vamos ampliar as restrições na terceira Macrorregião de saúde. Por lá, de 14 a 20 de junho, apenas as atividades permitidas poderão funcionar", alertou.

"Os indicadores da terceira macrorregião caminham no sentido contrário, como se estivéssemos, nesse momento, passando o processo de aceleração para a região do Sertão", disse Longo.

"A região engloba as Geres de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira e vive seu pior momento em termos de solicitações de UTI com o crescimento adicional de 57% quando analisamos os primeiros quatro dias desta semana em relação aos quatro primeiros da semana passada", informou.

Veja o que muda na RMR e Zona da Mata a partir do próximo sábado (19)

Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

As mudanças no Grande Recife e na Zona da Mata acontecem a partir do dia 19 de junho.

"Na Região Metropolitana e na Zona da Mata, a partir do final de semana de 19 de junho, as atividades voltam a ser permitidas até o limite das 18h, nos fins de semana", Longo comentou.

"Durante os dias de semana, as restrições permanecem as mesmas com as atividades se encerrando às 20h.", disse o secretário.

> Dono morre de covid-19 e cadela precisa de um novo lar; saiba como adotar

"Já há uma nítida desaceleração na primeira macrorregião, que registrou na semana passada uma redução de algo em torno de 10% de solicitações de leitos de UTI", informou ele.

"Já nessa semana, a gente analisando os primeiros quatro dias dessa semana, já tivemos uma redução de 17% quando comparamos os quatro primeiros dias dessa semana com os quatro mesmos primeiros dias da semana passada", finalizou.