HOMENAGEM

João Campos decreta luto oficial de sete dias no Recife pela morte de Joaquim Francisco

Joaquim Francisco, falecido aos 73 anos, foi prefeito do Recife por dois mandatos: 1983 a 1986 e 1989 a 1990

João Campos decreta luto oficial de sete dias no Recife pela morte de Joaquim Francisco

Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife, morreu aos 73 anos. - Foto: Ashlley Melo/Acervo JC Imagem

O prefeito João Campos decretou luto oficial de sete dias por causa da morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco, que aconteceu nesta terça-feira (03), em decorrência de complicações causadas por um câncer. Joaquim Francisco foi prefeito do Recife por duas vezes, entre 1983 e 1986 e no período de 1989 a 1990. Ele também foi deputado federal, ministro de Estado e governador de Pernambuco.

 Regime militar, popularidade e filiação ao PSB: Relembre trajetória de Joaquim Francisco

“Estamos decretando luto oficial por sete dias pelo falecimento do ex-governador e prefeito do Recife, Joaquim Francisco. De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses. Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor”, declarou o prefeito João Campos.

História de Joaquim Francisco

Filho de José Francisco de Melo Cavalcanti e de Creusa Arcoverde de Freitas Cavalcanti, Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti nasceu no Recife no dia 14 de abril de 1948. Seu tio, José Francisco de Moura Cavalcanti, também foi governador de Pernambuco (1975-1979).

> Personalidades lamentam morte de Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco

Iniciou seus estudos universitários em 1966, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). Neste mesmo ano filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação da ditadura militar instalada no país em abril de 1964. Um ano depois, foi nomeado oficial-de-gabinete do governador Nilo Coelho (1967-1971), cargo que ocupou até 1970, quando se formou em advocacia.

Debate na Rádio Jornal

O último debate em que Joaquim Francisco participou na Rádio Jornal foi sobre quais fatores influenciam e são impactados em relação ao ''controle das populações''. No programa do comunicador Geraldo Freire, Joaquim Francisco debateu com o estatístico Gauss Cordeiro e do ginecologista Aurélio Molina. Confira o debate abaixo:

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.