LUTO

Personalidades lamentam morte de Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco

Joaquim Francisco estava internado no Hospital Português, onde passava por tratamento de câncer

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 03/08/2021 às 16:45 | Atualizado em 05/01/2022 às 21:25
Foto: Igo Bione / JC Imagem
FOTO: Foto: Igo Bione / JC Imagem

Personalidades do meio político e órgãos municipais lamentaram, na tarde desta terça-feira (3), a morte de Joaquim Francisco, ex governador de Pernambuco, aos 73 anos de idade.

Ele estava internado no Hospital Português, onde passava por tratamento de câncer. Joaquim Francisco também foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro ao longo de sua carreira.

O político deixa a esposa e filhos.

> Regime militar, popularidade e filiação ao PSB: Relembre trajetória de Joaquim Francisco

Nota de pesar Governo de Pernambuco

Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Nota de pesar Câmara Municipal do Recife

A Câmara Municipal do Recife lamenta profundamente a morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética. Sempre soube disputar a partir das ideias, sem jamais agredir ou atacar adversários. Certamente nos fará uma enorme falta. À família e aos muitos admiradores e amigos, nossos mais sinceros pesares.

Presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá

 

Nota de pesar Assembleia Legislativa de Pernambuco

Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança.

Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz.

03 de de agosto de 2021
Deputado Eriberto Medeiros
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco*

 

Último debate de Joaquim Francisco na Rádio Jornal