FENÔMENO

Especialista sobre probabilidade de tsunami atingir o Nordeste: 'Não há motivo para pânico'

A informação de que um vulcão localizado na costa da África pode entrar em erupção e causar um tsunami que atinja o Nordeste do Brasil se espalhou rapidamente entre internautas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/09/2021 às 19:39 | Atualizado em 24/03/2022 às 18:46
Antonio Parrinello/ Reuters
FOTO: Antonio Parrinello/ Reuters

Com informações do JC Online

Após a notícia de que uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, no litoral da África, poderia provocar um tsunami que atingiria o Nordeste do Brasil, muitos pernambucanos estão preocupados.

Várias dúvidas sobre as áreas que poderiam ser atingidas e suas possíveis consequências começaram a surgir. Mas, afinal, esse tsunami seria capaz de chegar a Pernambuco?

Para isso, a professora Tereza Araújo, do Departamento de Oceanografia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concedeu entrevista ao JC Online e falou sobre essa e outras questões sobre o assunto.

Segundo Tereza Araújo, apesar do vulcão Cumbre Vieja ter entrado em estágio amarelo, devido a alterações em suas atividades sísmicas detectadas no último sábado (11), as chances de que um tsunami atinja o Brasil e, consequentemente, em Pernambuco, são mínimas.

"Não posso dizer que não há possibilidade, porque ela existe, mas ela é bem pequena. Não há necessidade da população entrar em pânico. O vulcão ter registrado atividade não significa que ele de fato vá entrar em erupção e nem que irá um tsunami que irá atingir o Brasil", falou.

Tsunami acontece em decorrência de um terremoto

A professora explicou que, na maioria das vezes, o tsunami acontece em decorrência de um terremoto, que libera muita energia de uma vez, que pode se propagar e perder só perder a energia na Costa. No entanto, é importante lembrar que nem todo terremoto gera uma onda gigante.

"A probabilidade um tsunami ocorrer em decorrência de um terremoto é bem maior que a de um vulcão, mas não é motivo para medo. Tremores de terra foram constatados em Natal e Fortaleza recentemente e nenhum deles provocaram ondas gigantes", pontuou a professora.

>>Vulcão Cumbre Vieja em alerta amarelo: o que isso significa?

Erupção

A informação de que um tsunami localizado na costa da África pode entrar em erupção e causar um tsunami que atinja o Nordeste do Brasil se espalhou rapidamente entre internautas na manhã desta quinta-feira (16).

De fato, autoridades espanholas emitiram o alerta de que o Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, pertinho do Marrocos, pode cuspir fogo em breve.

Mas a pergunta que fica é: será que uma erupção a tantos quilômetros de distância pode mesmo causar estragos significativos no nosso país?