Cumbre Vieja

Vulcão Cumbre Vieja hoje, 21 de setembro: vulcão abre nova boca eruptiva, gera parede de lava, chega a casas e força retirada de moradores de La Palma; veja vídeos

Desde domingo (19), a lava do Cumbre Vieja avança sobre construções e estradas

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 21/09/2021 às 11:08 | Atualizado em 05/04/2022 às 17:19
Reprodução/Redes sociais
FOTO: Reprodução/Redes sociais

A erupção vulcânica que teve início no domingo (19), na ilha de La Palma, registrou novos abalos sísmicos e o surgimento de outra boca eruptiva na cidade de Tacande, em El Paso, o que obrigou a novas evacuações da população.

De acordo com as autoridades, mais de seis mil moradores já foram retirados das áreas expostas à erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias.

Nova boca

A nova boca do vulcão Cumbre Vieja surgiu na noite dessa segunda-feira (20) a cerca de 900 metros da principal, e é a nona já registrada, segundo informações do Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca).

Ao mesmo tempo, uma parede de lava com metros de altura avança sobre construções e estradas, destruindo, até o momento, 103 hectares de terra e 166 casas, além de outros edifícios.

De acordo com as autoridades, a lava vem avançando cerca de 700 metros por hora, e pode estar perto de chegar ao mar, o que pode resultar em explosões e emissões de gases para a atmosfera.

 

A erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na comunidade espanhola das Canárias, entrou em erupção às 11h12 no horário de Brasília de domingo, após mais de uma semana de registro de atividades sísmicas na região. O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971.