
No último domingo (19), a lava do vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago turístico das Canárias, e já destruiu mais de 100 casas.
Com imagens captadas por um drone é possível ver a lava chegando até a piscina de uma casa da ilha. O flagrante pode ser visto de perto a partir do 1m16s do vídeo abaixo, que mostra diversos pontos da ilha engolidos pela lava:
La lengua de lava del proceso eruptivo de La Palma arrasa con todo a su paso en su camino hacia el mar. pic.twitter.com/InvtAhgtl5
— Agencia Canaria de Noticias y Audiovisuales. (@ACFIPRESS) September 20, 2021
Segundo as autoridades, cerca de 6 mil pessoas que moram na ilha já foram obrigadas a sair de casa para fugir da erupção. O Cumbre Vieja lança lava a centenas de metros de altura, envolvendo florestas e enviando rocha derretida rumo ao Oceano Atlântico ao longo de uma área escassamente povoada de La Palma.
Gases tóxicos
Não há registros de mortos ou feridos. Conforme especialistas, se a lava chegar ao mar, pode provocar mais explosões e nuvens de gases tóxicos.
- Em quanto tempo tsunami atingiria o Brasil após erupção explosiva do vulcão Cumbre Vieja?
- Vulcão nas Ilhas Canárias hoje, 20 de setembro: veja últimas notícias do Cumbre Vieja, que entrou em erupção e poderia provocar tsunami no Brasil
- Vídeos: Erupção do vulcão Cumbre Vieja, possibilidade de tsunami no Brasil e simulação de ondas na Paraíba: veja cobertura do Primeiro Impacto Pernambuco
- Vídeo: Veja imagens da erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, que provocou fugas e destruiu casas
Nova boca
Na noite desta segunda-feira (20), uma nova boca do vulcão Cumbre Vieja surgiu a cerca de 900 metros da principal, e é a nona já registrada, de acordo com informações do Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca).
Ao mesmo tempo, uma parede de lava com metros de altura avança sobre construções e estradas, destruindo, até o momento, 103 hectares de terra e 166 casas, além de outros edifícios.
De acordo com as autoridades, a lava vem avançando cerca de 700 metros por hora, e pode estar perto de chegar ao mar, o que pode resultar em explosões e emissões de gases para a atmosfera.
Veja, ao vivo, erupção do Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias