Cumbre Vieja

Ilhas Canárias: Erupção de vulcão se intensifica e mais 3 cidades são evacuadas; saiba mais

A erupção e suas consequências podem durar até 84 dias

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 24/09/2021 às 17:00 | Atualizado em 10/02/2022 às 16:02
Emilio Morenatti/Pool via Reuters
FOTO: Emilio Morenatti/Pool via Reuters

Nesta sexta-feira (24), autoridades da ilha de La Palma, na Espanha, ordenaram a evacuação das cidades de Tajuya, Tacande de Abajo e da parte de Tacande de Arriba devido à erupção do vulcão nas Canárias.

Segundo informações do G1, na ocasião, os bombeiros tiveram de recuar e interromperam o trabalho de limpeza na cidade de Todoque na tarde desta sexta. Isso após uma nova fenda abrir no flanco do vulcão, e companhias aéreas cancelarem voos, devido à maior nuvem de gás e cinzas desde o vulcão entrou em erupção.

"O vulcão está em uma nova fase explosiva", informou o serviço de bombeiros da ilha de Tenerife, que foi destacado para ajudar em La Palma, em uma rede social. "Os bombeiros não vão mais operar hoje".

O Instituto de vulcanologia das Canárias disse na quinta-feira (23) que a nuvem de gás tóxico e cinzas já se estende por mais de 4 quilômetros no céu.

 

Os serviços de emergência ordenaram inicialmente que os moradores das três cidades ficassem em casa, mas a orientação mudou devido à intensificação da atividade do vulcão no parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

>>'Casa Milagre': Rio de lava do vulcão Cumbre Vieja deixa uma casa inteira e isolada em seu caminho de destruição

Voos cancelados

As companhias aéreas espanholas Iberia e Binter anunciaram nesta sexta que cancelaram alguns voos para La Palma devido ao vulcão (embora o espaço aéreo da ilha continue aberto).

A evolução da nuvem de cinzas nos últimos dias forçou a companhia aérea a mudar sua programação, a partir de hoje, sexta-feira, 24 de setembro, cancelando voos para a ilha à noite"
Binter em um comunicado.

A companhia aérea não especificou quantos voos serão afetados. Já a Iberia anunciou que cancelou um voo na tarde desta sexta.

Vulcão em erupção

O vulcão entrou em erupção no domingo (19) nas Canárias, um arquipélago espanhol formado por oito ilhas no Oceano Atlântico, e forçou a evacuação de milhares de pessoas. As lavas estão descendo lentamente do Cumbre Vieja e continuam engolindo tudo o que encontram em seu caminho.

Elas já destruíram 320 construções e 154 hectares de terra até o momento, em seu caminho em direção ao mar. A lava pode gerar gases tóxicos se chegar ao Atlântico, e especialistas dizem que a erupção vulcânica e suas consequências podem durar até 84 dias em La Palma. A ilha tem cerca de 85 mil habitantes.

Citação

A evolução da nuvem de cinzas nos últimos dias forçou a companhia aérea a mudar sua programação, a partir de hoje, sexta-feira, 24 de setembro, cancelando voos para a ilha à noite"

Binter em um comunicado.