Serviços gratuitos

Dia das Crianças: Confira onde terá programação gratuita para garotada no próximo dia 12

As atividades vão de cinema, patinação, tobogã inflável, cama elástica e muito mais

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 08/10/2021 às 13:40 | Atualizado em 11/07/2022 às 0:44
Foto: Irandir Souza/PCR
FOTO: Foto: Irandir Souza/PCR

Com a chegada do dia das crianças, a Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, montou uma programação especial para toda a família nos bairros da Macaxeira, Santana, Recife Antigo, Boa Viagem, Ibura, Brasília Teimosa e Santo Amaro, das 14h às 17h, da próxima terça-feira (12).

Além das ações presenciais, a população também poderá contar com um e-book nomeado “Recife Pros Meus Pirraias”, que é um guia virtual com opções de lazer na cidade.

Serão disponibilizadas diversas atividades recreativa para a garotada. Apresentações artísticas; brinquedos infantis, como futebol de sabão, tobogã, cama elástica; brincadeiras de rua; oficinas de bolha de sabão e fidget (brinquedos que estimulam principalmente a questão sensorial de seu usuário, por meio de toques, cores e sons), patinação e oficina de Bike, além da participação de super personagens, como Batman, Supergirl, Superman, Homem-Aranha e Mulher Maravilha.

>>Dia das crianças: Procon-PE e Ipem-PE alertam pais e responsáveis para compra de brinquedos adequados

Veja o que terá em cada ponto

No Parque da Macaxeira acontecerá um futebol de sabão, chuva de 1,5 mil bolas, dança na espuma, radical slide (piscina inflável), oficina de bolhas de sabão e escorrego. Já no Parque Santana, além da chuva de mil bolas, vai ter brinquedo inflável, cama elástica e espaço para muita brincadeira.

No Segundo Jardim, em Boa Viagem, vai ter patinação e um mini circuito de bicicleta, promovendo o cicloativismo entre as crianças. No Ibura também terão brinquedos infláveis, recreadores e diversão garantida. Assim como em Brasília Teimosa que terá tobogã inflável, cama elástica e também recreadores.

Os super-heróis estarão circulando pelo Recife Antigo, onde também estará acontecendo a oficina de fidget, brinquedo que estimula principalmente a questão sensorial das crianças. E no bairro de Santo Amaro vai ter tobogã inflável, cama elástica, recreadores e muito mais.

Festival Animage e programação especial na Frei Caneca - Nos espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação para o público infantil está garantida, com muitas atividades e protocolos sanitários assegurados.

[LEIA-TAMBEM]]

Entre os próximos dias 12 e 15 de outubro, estará em cartaz na cidade a 11ª edição do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, programação apoiada pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC), com programação mista: virtual e presencial, no Teatro do Parque. As sessões serão gratuitas. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão. Para informações sobre a programação, basta acessar: www.animagefestival.com.

Vai ter festa para a criançada até pelas ondas do rádio. No próximo dia 12, a Frei Caneca FM, emissora pública mantida pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai caprichar na seleção musical infantil, colorindo a programação das 6h às 20h, para celebrar os pequenos ouvintes. No Salada Pop, às 15h, será transmitida uma entrevista sobre a programação infantil na comunicação pública com Bete Rodrigues, diretora da TV Cultura, que já coordenou projetos como Castelo Rá-tim-bum, X-Tudo e Vila Césamo.

>>Dia das Crianças: Ferreira Costa recebe brinquedos e livros para doar para instituições de caridade; veja como ajudar

Ciclofaixa de turismo e lazer - Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado neste dia 12 de outubro, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada tanto no domingo (10) quanto na terça-feira. Funcionando sempre aos domingos e feriados nacionais, o percurso estará disponível das 7h às 16h, proporcionando um passeio ao ar livre por vários atrativos turísticos da cidade.

Teatro e muita brincadeira no Compaz - A comemoração do Dia das Crianças dos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Hélder Camara será de muita diversão. O Compaz Miguel Arraes, localizado na Caxangá, dará o start na programação e recebe a 17ª edição do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco e terá apresentação neste domingo (10) e também nos dias 17, 24 e 31 de outubro, sempre às 14h. Durante toda a semana, os professores de esportes e da biblioteca farão gincanas e brincadeiras com as crianças. Já na quinta-feira (14), às 15h, terá sessão de cinema no Cineteatro Joana Batista. Já o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, faz a sua comemoração no sábado (16), trazendo brincadeiras lúdicas, jogos populares e recreação na Praça da Árvore, das 9h às 11h da manhã. O Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, reservou o dia 14 de outubro para fazer a sua celebração. A programação começa às 10h, com CineCompaz. O dia ainda terá gincana esportiva com os professores de esportes; contação de histórias, atividades lúdicas na biblioteca e a participação do personagem Homem Aranha.

Crianças na natureza - Os recifenses e turistas que quiserem aproveitar o feriadão com tranquilidade, segurança e contato com a natureza, o Jardim Botânico do Recife (JBR) estará de portas abertas no dia 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. Além de desfrutar das belezas naturais da fauna e flora do espaço, os visitantes poderão também participar das trilhas interpretativas: a guiada, onde os participantes são acompanhados por um monitor, e a autoguiada, na qual o público tem a liberdade de caminhar sendo conduzido e auxiliado por placas informativas e painéis contendo as informações de todo o ambiente que será explorado. O equipamento ambiental ainda vai entregar 100 mudas de plantas ornamentais, da espécie zebrina, para os visitantes. O JBR funciona das 09h às 15h, com entrada gratuita e uso de máscara obrigatório.

Farra nos parques - Outra opção para entreter as crianças são os parques públicos. Abertos a partir das 6h com horário de fechamento que varia entre 20h (Parque 13 de maio) e 22h (Parque da Jaqueira), os espaços são opções seguras e versáteis para quem quer estimular socialização e brincadeiras. Em ambos equipamentos e também no Parque da Macaxeira há ainda brinquedos inclusivos, especialmente modelados para crianças com deficiência que permite, por exemplo, que crianças cadeirantes possam usar balanço e gangorra.

Confira a programação em cada polo

Polo Macaxeira
Local: Parque Macaxeira

Horário: 14h às 17h

Futebol de sabão

Chuva de 1.500 bolas

Dancespuma

Radical slide

Oficina de bolha de sabão

Tombão

Polo Santana
Local: Parque Santana

Horário: 14h às 17h

Apresentação Artística

Chuva de 1.000 bolas

Tobogã inflável

Cama elástica

Kid play

Dois recreadores

Polo Recife Antigo
Local: Avenida Rio Branco, Recife Antigo

Horário: 14h às 17h

Oficina de Fidget

Batman

Supergirl

Superman

Homem Aranha

Mulher Maravilha

Polo Segundo Jardim
Local: Segundo Jardim, Avenida Boa Viagem

Horário: 14h às 17h

Patinação

Oficina de Bike – Mini Circuito

Polo Ibura
Local: Avenida Pernambuco, na Ladeira da Cohab

Horário: 14h às 17h

Tobogã inflável

Cama elástica

Kid play

Dois recreadores

Polo Brasília Teimosa
Local: Avenida Brasília Teimosa

Horário: 14h às 17h

Tobogã inflável

Cama elástica

Kid play

Dois recreadores

Polo Santo Amaro
Local: Rua Mário Albuquerque Cavalcanti, Santo Amaro

Horário: 14h às 17h

Tobogã inflável

Cama elástica

Kid play

Dois recreadores