
O eclipse parcial da Lua de novembro de 2021 foi observado na madrugada desta sexta-feira (19). Foi o eclipse lunar parcial mais longo do século, o mais longo em 580 anos, e é também conhecido como um eclipse de Microlua e de 'Lua de Sangue'.
Muita gente acordou cedo para ver a Lua ter mais de 97% de sua superfície coberta pela sombra da Terra. O fenômeno aconteceu por volta das 4h da madrugada, com duração de três horas e meia.
.
Veja registros do eclipse lunar desta sexta-feira, 19 de novembro
No Brasil, muitos lugares foram prejudicados pelo tempo chuvoso e não conseguiram ver o alinhamento da Terra e da Lua.
A região Norte foi a que proporcionou a melhor visão do fenômeno, que foi registrado por moradores, nas redes sociais.
Primeira vez que alguém de Belém consegue ver um eclipse sem chuva, histórico. #natureza #EclipseLunar #VCnoJL1 pic.twitter.com/D1lpHIfdRm
— Cristina martins (@Cris53Martins) November 19, 2021
A cor vermelha acontece graças ao fenômeno da Dispersão de Rayleigh, que é o mesmo que explica "por que o céu azul e o pôr do sol vermelho", segundo a Nasa.
"Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha, porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra", informa a agência, em seu site.
Lua cheia em eclipse Lunar parcial registrada hoje #EclipseLunar ???? Marcelo Pedreira pic.twitter.com/NHqx66E3ZJ
— Astronomiaum ???? ???? (@Astronomiaum) November 19, 2021
"Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua".
O mais longo Eclipse Lunar Parcial em seis séculos está no auge! A lua estará 97% coberta ????@MorelianaAna pic.twitter.com/UW9C1t3VAO
— Astronomiaum ???? ???? (@Astronomiaum) November 19, 2021