ASTRONOMIA

O eclipse solar ocorre quando? Qual a fase em que pode ocorrer um eclipse solar?

2021 Ainda terá, entre seus fenômenos astronômicos, um eclipse solar total

O eclipse solar ocorre quando? Qual a fase em que pode ocorrer um eclipse solar?

Do calendário de eclipses de 2021 já ocorreram três - Foto: Reprodução/Pixabay

Começou a contagem regressiva para o grande eclipse total do Sol, em 4 de dezembro. Os eclipses estão dentre os fenômenos astronômicos que mais despertam curiosidade. O próximo eclipse, em 2021, será um eclipse solar, no dia 4 de dezembro, em 12:22 graus de Sagitário.

>> Vai ter eclipse solar em 2021? E lunar? Veja detalhes do próximo e último eclipse do ano

Calendário de eclipses

Do calendário de eclipses de 2021 já ocorreram três: dois da Lua (um total e um parcial), sendo que o último aconteceu recentemente, em 19 de novembro, e um terceiro, que foi o eclipse Solar anular, em 10 de junho. Agora, falta o último eclipse do ano será, que será solar e total.

>> Vai ter eclipse solar em 2021? Veja detalhes do próximo fenômeno astronômico do ano

Em que fase da lua acontece o eclipse solar?

O fenômeno do eclipse solar só pode acontecer durante a Lua nova, pois é apenas nessa fase que a Lua encontra-se entre a Terra e o Sol. Além disso, a Lua precisa atravessar o plano orbital da Terra, o que ocorre apenas duas vezes ao ano em razão da inclinação de seu deslocamento em relação ao eixo terrestre, que é de 5 graus. Se essa inclinação não existisse, sempre que houvesse Lua nova haveria um eclipse solar.

O que é um eclipse solar?

O eclipse solar corresponde a um fenômeno astronômico em que a luz solar é encoberta pela lua. Sua ocorrência depende da combinação de muitos fatores. 

Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre sempre que a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol, formando uma sombra que abrange um pequena faixa da superfície terrestre, fazendo com que, durante o eclipse, essa área fique escura, durante um intervalo de tempo limitado do dia.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.