Gás de cozinha

AUXÍLIO GÁS 2022: Calendário de todos os meses de 2022 já saiu; Veja valor, quem tem direito e como receber

O Auxílio Gás 2022 começa a ser pago para os beneficiários em janeiro

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 10/01/2022 às 10:37 | Atualizado em 20/01/2022 às 8:15
Notícia
REPRODUÇÃO
Governo federal já havia anunciado Auxílio Gás, que vai ajudar na compra do botijão de 13 quilos - FOTO: REPRODUÇÃO

O Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás dos brasileiros, já começou a ser pago, em dezembro de 2021, para um  público específico. O público geral começa a receber o Auxílio Gás segundo o calendário de 2022 [veja abaixo].

O Auxílio Gás tem o objetivo de ajudar famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e ajuda essas pessoas na compra de botijão de gás de R$ 13 kg.

AUXÍLIO GÁS: Calendário de janeiro de 2022 começa na próxima semana; confira se recebe, quando, o valor e como sacar

AUXÍLIO BRASIL 2022: Calendário de janeiro começa na próxima semana; veja se recebe, tabela, como sacar e últimas notícias

Como é o Auxílio Gás? Qual o valor do Auxílio Gás?

O Auxílio Gás paga às famílias beneficiárias um valor equivalente a, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência de um botijão de 13 quilos, nos últimos seis meses.

Assim, segundo os valores atuais, o auxílio gás tem o valor de R$ 52. O auxílio gás é pago por bimestre, ou seja, a cada dois meses.

Para averiguação do valor do benefício, a ANP publicará em seu site mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

Calendário do Auxílio Gás 2022

A primeira parcela do programa foi disponibilizada em 27 de dezembro de 2021, para 108 mil famílias que sofreram com as recentes chuvas fortes nos estados de Minas Gerais e Bahia. Os demais beneficiários começam a receber agora em janeiro de 2022.

O calendário do Auxílio Gás 2022 segue o calendário de pagamentos do programa Auxílio Brasil e a data de pagamento depende do final de NIS do beneficiário.

Lembrando que o Auxílio Brasil é pago todos os meses e o Auxílio Gás é pago a cada dois meses. Confira abaixo o calendário completo do Auxílio Gás 2022:

Divulgação/Governo Federal
Calendário do Auxílio Brasil 2022 completo - Divulgação/Governo Federal

Quem pode receber o Auxílio Gás?

É estimado que 5,5 milhões de famílias integrantes do Programa Auxílio Brasil sejam beneficiadas no mês de janeiro. Os critérios de participação são:

  • famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para fins de implantação do Auxílio Gás, excepcionalmente nos primeiros 90 dias terão prioridade de pagamento do benefício, nessa ordem:

  • beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

Não serão computados como renda mensal da família benefícios concedidos pelo Auxílio Brasil. O recebimento de outros auxílios não é impedimento para o Auxílio Gás. Não é necessário prestar contas do recurso transferido.

A partir do próximo exercício, o programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB) sejam atendidos.

Como vai ser o pagamento do Auxílio Gás?

Os beneficiários do Auxílio Gás receberão o depósito na conta em que recebem o Auxílio Brasil, no Caixa Tem.

Calendário do Auxílio Gás de janeiro de 2022

NIS terminado em 1

  • 18/01

NIS terminado em 2

  • 19/01

NIS terminado em 3

  • 20/01

NIS terminado em 4

  • 21/01

NIS terminado em 5

  • 24/01

NIS terminado em 6

  • 25/01

NIS terminado em 7

  • 26/01

NIS terminado em 8

  • 27/01

NIS terminado em 9

  • 28/01

NIS terminado em 0

  • 31/01

Comentários