DINHEIRO

Cálculo Rescisão com FGTS 2022: veja passo a passo e saiba como fazer para ver quanto recebe

Lucro do FGTS pode ser sacado, de acordo com com a data de nascimento do beneficiado.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 24/01/2022 às 18:12 | Atualizado em 24/01/2022 às 18:16
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Veja respostas sobre como consultar e emitir a CRF FGTS, certidão estadual ou federal que relata a regularidade do trabalhador - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para você saber se tem direito ao FGTS (em caso de rescisão), caso sua jornada de trabalho tenha chegado ao fim ou ao saque aniversário, cedido ao colaborador que aderiu a essa modalidade de saque, continue lendo e tire todas suas dúvidas.

>>>FGTS 2022: Liberada data de pagamento do lucro do FGTS aos trabalhadores em 2022

Como posso sacar meu FGTS?

Os saques podem ser feitos nas agências da Caixa Econômica Federal em situações específicas, como as citadas anteriormente.

Caso o motivo do saque seja a demissão SEM justa causa, o colaborador precisa levar sua carteira de trabalho, número do PIS, documento com foto e sua rescisão devidamente assinada.

>>>PIS não habilitado na Carteira de Trabalho Digital? Veja o que fazer para receber abono salarial PIS/Pasep 2022

>>>Seu PIS não está habilitado na Carteira de Trabalho DIgital? Saiba como proceder

>>>PIS/Pasep 2022: Como consultar o PIS no Ministério do Trabalho? É possível checar no portal gov.br?

>>>PIS/Pasep 2022: Onde vejo se tenho direito ao PIS? Como saber o número do PIS?

Tabela de PIS para 2022: veja número para ligar para saber do PIS e saiba como consultar em gv.br Pis/Pasep 2022

Como funciona a rescisão do contrato

A rescisão de contrato consiste na formalização do término do vínculo empregatício. No entanto, essa quebra da relação de trabalho pode ocorrer por vontade do colaborador ou da própria empresa.

O processo requer cuidados do departamento pessoal, pois é necessário que se cumpra alguns procedimentos determinados pela lei.

Existem vários tipos de contratos de trabalho no setor privado. Dessa forma, cada caso possui uma série de regras e leis específicas.

Contudo, seguro-desemprego, férias proporcionais, liberação do FGTS e aviso prévio são alguns dos pontos que devem ser considerados no cálculo das verbas rescisórias.

A rescisão contratual é oficializada com a assinatura do Termo de rescisão de contrato de trabalho, mas nem sempre é fácil entender os detalhes deste processo.

Como calcular a rescisão com FGTS?

Depois de compreender como funcionam as diferentes modalidades de demissão, vamos explicar como são calculadas as principais verbas trabalhistas, incluindo tanto as pagas mensalmente, quanto as devidas na rescisão.

Para facilitar a explicação dos cálculos trabalhistas, utilizaremos em todos os tópicos o exemplo de um trabalhador contratado com salário de R$ 1.200,00 com jornada de 44 horas semanais, totalizando 220 horas mensais.

Além disso, para fins rescisórios, o contrato de trabalho teve início em 01/03/2014 e foi encerrado em 17/08/2017.

Comentários