
Nesta sexta-feira (28), trabalhadores seguem aguardando o pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2022. O calendário de depósitos é iniciado no mês de fevereiro deste ano.
Saiba como consultar seu PIS por telefone
>>>Gov.br Pis Pasep: veja como consultar, se tem direito e quando recebe abono salarial
>>Tabela do PIS 2022, calendário do PIS 2022 atualizado e como entrar no portal.govbr PIS
O Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.
A CAIXA atua como Agente Pagador do Abono Salarial, sob gestão do Ministério do Trabalho e Previdência. A origem dos recursos para pagamento é do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Por onde posso consultar o PIS? Qual o telefone?
A partir do calendário 2022, relativo ao ano-base 2020, a CAIXA atua somente como agente pagador do benefício encaminhado na folha de pagamento pelo Ministério do Trabalho e Previdência - MTP.
Após o recebimento da folha de pagamentos enviada pelo Ministério, o pagamento será efetuado pela #CAIXA, que disponibiliza os seguintes canais de consulta:
App CAIXA Trabalhador
Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207
Portal Cidadão
CAIXA Tem
Consultar PIS pelo CPF e telefone?
De acordo com o ministério, desde o dia 22 de janeiro, é possível consultar se o PIS está habilitado na Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR para saber se tem direito, qual o valor do abono salarial, a data e o respectivo banco de recebimento.
A central Alô Trabalhador, telefone 158, também está disponível para atendimento.
A partir de fevereiro, o trabalhador do setor privado também poderá consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, a consultar do saldo é na página Consulte seu Pasep. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
Comentários