
Esta terça-feira (25) representa mais um dia de expectativa para milhões de brasileiros que aguardam para receber o abono salarial PIS/Pasep 2022.
> Caixa libera duas rodadas de saque do PIS/Pasep 2022; veja se você tem direito
> Qual o telefone para saber se tenho direito ao PIS? Como verificar se tenho direito ao PIS? Veja número para consultar o PIS 2022 e aplicativo
Afinal, quais as maneiras de saber se você vai receber o PIS? É possível consultar? A resposta é sim. E não existe apenas um jeito para isso.
Saiba como consultar seu PIS por telefone
>>Tabela do PIS 2022, calendário do PIS 2022 atualizado e como entrar no portal.govbr PIS
A consulta do PIS pode ser feita pelo CPF e Telefone. Para ajudar muitos trabalhadores que seguem na dúvida, a reportagem preparou um material de perguntas e respostas que serão respondidas a seguir.
Qual o telefone para consulta do PIS?
O número de telefone para consultar o PIS é o da central Alô Trabalhador, telefone 158, também estará disponível para atendimento.
No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, há a opção de ligar para o telefone da Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
Como habilitar o PIS na Carteira de Trabalho Digital
Outra dúvida dos futuros beneficiários do PIS é saber se é possível habilitar o PIS na Carteira de Trabalho Digital. É que alguns checam em sua CLT que o benefício não está habilitado.
>>>Seu PIS não está habilitado na Carteira de Trabalho DIgital? Saiba como proceder
>>>PIS/Pasep 2022: Onde vejo se tenho direito ao PIS? Como saber o número do PIS?
Então, existe uma maneira de habilitar o PIS na Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho Digital já é uma realidade desde 24 de setembro de 2019, quanto o documento de papel foi substituído por um aplicativo instalado no celular e, a partir de 2021, o documento só será aceito na versão digital.
A intenção do Governo Federal, que regulamentou a CTPS Digital através da Lei 13.874 de 20 de setembro de 2019, é facilitar a vida do trabalhador, que passa a ter mais controle sobre os seus dados, atuais e antigos, usando apenas o número do CPF.
E é nessa informação que encontramos a resposta para a grande dúvida. O PIS é um número gerado e fornecido pela Caixa Econômica Federal para cada trabalhador.
A partir da implantação do sistema eSocial, as empresas não precisam mais do PIS para contratar. Com a simplificação dos serviços, proporcionadas por essa ferramenta, o número de CPF será suficiente na hora da contratação.
Portanto, para ter acesso às informações do abono salarial na Carteira de Trabalho Digital, será necessário que o trabalhador faça o download ou atualize o aplicativo em seu celular, depois acesse a aba "Benefícios" e "Abono Salarial", para verificar se está apto para receber o benefício, bem como valor, dia e banco de recebimento.
Comentários