Imposto de Renda 2022

IMPOSTO DE RENDA 2022: Como fazer a Declaração de Imposto de Renda online?

Saiba como realizar a Declaração de Imposto de Renda pelo portal da Receita Federal

Maria Clara Batista
Maria Clara Batista
Publicado em 15/02/2022 às 11:57 | Atualizado em 17/02/2022 às 13:37
Notícia
Marcello Casal Jr./ABr
Declaração de Imposto de Renda pode ser feita tanto por computador quanto por celular - FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

A entrega da Declaração de Imposto de Renda no ano de 2022 tem início no dia 2 de março e segue até 30 de abril.

Com a proximidade da data, é importante se atentar ao prazo e começar a organizar a documentação necessária para realizar a declaração. No entanto, isso não precisa ser uma dor de cabeça para o contribuinte, uma vez que tanto o preenchimento, quanto o envio do IRPF pode ser feito de modo online.

Programa IRPF 2022

Baixar o programa de imposto de renda 2022 é uma maneira de fazer a Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) diretamente do seu computador.

O contribuinte também pode realizar o preenchimento da declaração por meio do serviço “Meu Imposto de Renda” presente no Portal e-CAC e disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets) na App Store (IOS), bem como na Google Play Store (Android), o serviço permite a importação de dados do ano anterior, o que facilita o preenchimento das informações.

Como acessar o e-CAC?

O e-CAC significa Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, é o serviço que viabiliza a comunicação via internet entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil (RFB).

É válido lembrar que para acessar os serviços disponíveis, como consultar o extrato da Declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve gerar um código de acesso. O código é válido por dois anos, após esse período ele será cancelado automaticamente.

É possível gerar um novo código a qualquer momento. Com a criação de um novo código, o anterior é cancelado automaticamente. O código de acesso é gerado pelo portal da Receita Federal.

Reprodução/Receita Federal
Portal da Receita Federal; página para gerar Código de Acesso - Pessoa Física - Reprodução/Receita Federal

A Receita também disponibiliza o passo a passo para criação do código.

Como baixar o IRPF 2022?

As pessoas que não puderem declarar pelo sistema online ou por meio de dispositivos móveis, podem baixar o programa pelos seguintes sistemas operacionais: Windows, Linux, MacOs e também por Multiplataforma.

O portal da RFB disponibiliza instruções de instalação do programa.

Comentários