
Apesar de não ter data definida pela Receita Federal para começar, a entrega das declarações de Imposto de Renda (IR) deve ter início na primeira semana de março e seguir até o fim do mês de abril.
Com o prazo cada vez mais próximo, é comum que os contribuintes já comecem a preparar os documentos para declarar mais cedo.
Um dos documentos necessários para a declaração do IR dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o Extrato do INSS.
Quem deve apresentar o Extrato do INSS?
Todas as pessoas que recebem algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social.
Se o contribuinte tiver obtido rendimentos tributáveis relativos a aposentadoria ou pensão que se encaixem na faixa de isenção (atualmente de até R$ 2.379,97 mensais), não é necessário declarar.
Como tirar o extrato?
Como boa parte dos serviços públicos, o Extrato do INSS pode ser obtido pela internet, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Confira o passo a passo.
- No aplicativo ou site Meu INSS, faça login com a conta do Gov.br
- Procure pelo botão “Do que você precisa?” e digite o nome do serviço
- Por fim, clique em “Baixar PDF”
O que fazer se o site Meu INSS estiver indisponível?
O INSS disponibiliza um telefone para atendimento. Basta ligar para o número 135.
Caso prefira comparecer a uma agência, é necessário agendar um atendimento. O Extrato do INSS é entregue ao final.
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