
Após o Banco Central anunciar que mais de 26 milhões de pessoas têm valores a receber que foram esquecidos em bancos, muitos começaram a se perguntar se podem ter dinheiro para receber em outras situações.
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A resposta é que sim, existe dinheiro que pode ser sacado ainda 2022 pelos beneficiários. Os valores vão desde benefícios trabalhistas como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a créditos a receber por meio da Nota Fiscal Paulista.
FGTS
O trabalhador que possui três anos ou mais sem registro de emprego formal e possui saldo do FGTS pode fazer o saque do dinheiro este ano.
Para consultar se há valor a receber o beneficiário deve:
- Baixar o aplicativo FGTS disponível para Android e iOS;
- Entrar no aplicativo com login e senha cadastrados ou cadastre uma senha;
- Acessar a opção “ver todas suas contas”;
- Abaixo de cada uma delas haverá em laranja a opção “ver extrato”;
- Acessar “ver extrato” e pronto, você terá todas as informações sobre aquela conta.
Caso haja saldo a receber será necessário aguardar o mês de aniversário, quando será permitido realizar o saque. Na ocasião, o trabalhador deverá realizar o pedido de resgate na Caixa Econômica Federal tendo em mãos seu documento de identificação, número do PIS/Pasep/ NIS e carteira de trabalho.
PIS/Pasep retroativo
Conforme já foi anunciado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, os trabalhadores que não retiraram o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2019 vão poder sacar o benefício neste ano.
Ao todo, cerca de 320 mil trabalhadores deixaram de sacar o abono salarial do PIS/Pasep. Com isso, R$ 208 milhões que foram liberados pelo Governo Federal ficaram esquecidos.
Anteriormente, a pasta tinha prometido que seria possível sacar o dinheiro a partir de 8 de fevereiro. No entanto, a data para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente a 2019 mudou para 31 de março.
Quem tem direito a receber o PIS/Pasep?
Tem direito a receber o PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2019. Além disso, é preciso que o funcionário cumpra requisitos como:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior
- Ter ganho, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média
- Também é preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo
Como realizar a solicitação
Para solicitar o dinheiro esquecido, é necessário comparecer em uma unidade de atendimento do PIS/Pasep de sua cidade e apresentar documento de identificação oficial com foto.
Não será preciso comprovar o tempo de serviço, porque o sistema deve estar atualizado para receber a bonificação.
É necessário ter uma conta na Caixa Econômica Federal para quem irá receber o PIS ou no Banco do Brasil para quem for receber o Pasep.
Cotas do PIS/Pasep
As cotas no Fundo PIS/Pasep, por sua vez, já estão liberadas para saque. No total, cerca de 10 milhões de trabalhadores podem realizar o saque do montante que chega a R$ 23 bilhões.
Apesar de serem diferentes, muitas pessoas confundem o abono salarial do PIS/Pasep com o Fundo do PIS/Pasep.
Isso porque enquanto o abono salarial é pago anualmente, as cotas do PIS/Pasep são pagas uma única vez na vida. Elas são destinadas a trabalhadores que possuíram carteira assinada entre os anos de 1971 e outubro de 1988.
Neste último, em caso de falecimento do trabalhador, os herdeiros podem realizar o saque. Para saber se você tem direito ao saque, é necessário entrar em contato com a Caixa ou com o Banco do Brasil.
Requisições do INSS
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que solicitaram a concessão ou revisão da aposentadoria podem ter direito de receber as Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Os valores podem chegar até 60 salários mínimos (R$ 72,7 mil em 2022).
Os depósitos são feitos em contas abertas pelo Poder Judiciário. A quantia é depositada pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e ficam disponíveis para saque por até dois anos e se ninguém sacar o dinheiro volta para os cofres da União.
Para conferir se sua RPV está disponível é necessário acessar os site regionais do Tribunal Federal Regional na aba Precatórios. No endereço, será preciso informar o número do processo e informar o CPF para consultar.
Veja qual o Tribunal Regional Federal do seu estado:
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP;
TRF da 2ª Região: RJ e ES;
TRF da 3ª Região: SP e MS;
TRF da 4ª Região: RS, PR e SC;
TRF da 5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB.
Nota Fiscal Paulista
Esse valor esquecido é destinado aos moradores de São Paulo. No Estado, existe o programa Nota Fiscal Paulista que estimula a cidadania fiscal e incentiva aos consumidores que exijam a entre do cupom fiscal na hora da compra.
Por meio da nota, os consumidores que solicitam podem resgatar créditos posteriormente. Para realizar o resgate, é necessário acessar o sistema da Nota Fiscal Paulista e solicitar a transferência de créditos do sistema para a sua conta-corrente ou poupança.
Também é possível realizar a operação de solicitação de créditos pelo aplicativo oficial da Nota Fiscal Paulista pelo tablet ou smartphone, no Android ou iOS.
Com informações da Rede Jornal Contábil
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