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Por que meu PIS não caiu na minha conta da Caixa? Veja número de telefone para consultar o PIS

'Por que meu PIS não caiu na minha conta da Caixa?' é uma das perguntas mais feitas pelos beneficiários. Veja número de telefone para consultar o PIS

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 25/02/2022 às 9:48
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
Pagamento da parcela de julho do Auxílio Brasil continua sendo transferida - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

Muitos trabalhadores que têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep não entraram na lista de pagamentos de 2022, tanto que, uma das perguntas mais feitas pelos beneficiários na internet é "Por que meu PIS não caiu na minha conta da Caixa?"

Essa pergunta tem várias respostas possíveis, que você verá abaixo, assim como o número de telefone para consultar o PIS.

Consultar PIS 2022

Confira no vídeo como consultar PIS 2022:

Por que meu PIS não caiu na minha conta da Caixa?

Os principais motivos para o PIS não cair na conta da Caixa são:

Divergência entre as informações declaradas no primeiro vínculo e demais bases do governo

No primeiro caso, os trabalhadores podem verificar se a negativa ocorreu por falhas do empregador.

A empresa de tecnologia Dataprev está fazendo a revisão de cadastros de beneficiários, que podem ter direito ao pagamento, mas não entraram na listapor causa de erros.

Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou eSocial com informações erradas, desatualizadas ou inexistentes

 

No segundo caso, de erros na Rais, quem preenche os requisitos, mas não foi contemplado pelo pagamento neste ano, também pode conferir se os dados informados estão corretos e reclamar nos canais de atendimento.

O beneficiário pode não entrar na lista de habilitados do abono salarial se o empregador não atualizou ou não informou corretamente os dados do trabalhador referentes ao ano-base, como o salário de contribuição, a relação de trabalho e o endereço do empregador.

Para checar se os dados informados estão atualizados e corretos, é necessário acessar o sistema de consulta do trabalhador à Rais e o eSocial.

O Ministério do Trabalho e Previdência recomenda verificar junto ao empregador se as informações do ano-base de 2020 foram prestadas corretamente na Rais, de acordo com decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975, ou no eSocial, nos termos do decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014.

Caso o empregador não tenha entregado a declaração, ou tenha o feito com atraso, omitido informações ou incluído declaração falsa ou inexata, o estabelecimento está sujeito a multa, segundo o ministério.

Para registrar a denúncia por ausência de prestações das informações, é preciso acessar o portal de denúncias trabalhistas do governo.

Erro ou falta de número do PIS

Ausência do número do PIS/Pasep no preenchimento da Rais ou até mesmo o envio com um número errado estão entre os motivos que podem ter gerado a falha no processamento.

Nesses casos, é preciso entrar em contato com o empregador e solicitar a correção. Para checar se o número informado é o correto, é necessário acessar o sistema de consulta do trabalhador à Rais.

Outra falha no preenchimento que pode levar a erro no processamento do benefício é a falta do número do PIS na Carteira de Trabalho Digital.

Esse número do PIS pode ser checado no site do Meu INSS, pelo Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), no aplicativo do FGTS e no aplicativo Caixa Trabalhador.

Como consultar se há erro no número do PIS informado pelo empregador:

  • O aplicativo Carteira de Trabalho Digital deve ser baixado ou atualizado em celulares com sistema operacional Android e sistema iOS. Segundo o ministério, é extremamente recomendável que os trabalhadores atualizem para a última versão do aplicativo
  • Abra o app e clique em "Entrar"
  • Logue com seu número de CPF, clique em "Continuar" e insira sua senha do sistema gov.br; se não possuir, será necessário fazer o cadastro

Marcelo Camargo/Agência Brasil
2021 Foram abertos 20,6 milhões de postos e foram fechados 17,9 milhões - Marcelo Camargo/Agência Brasil

  • No menu horizontal inferior, clique em "Contratos"
  • Clique na opção que mostre o nome da empresa trabalhada e da qual deseja saber o número informado
  • Em "Detalhes", cheque o número informado em "PIS/Pasep"
  • O número informado na Rais deve ser o mesmo que consta no registro do contrato no app
  • Veja como sacar o abono do PIS 2022 e quem tem direito
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Número de telefone para consultar o PIS

A consulta ao PIS pode ser feita por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e pelo telefone 158, que também estará disponível para esclarecimentos, segundo o governo.

Como acessar a consulta ao PIS pelo celular

  • Instale o aplicativo oficial Carteira de Trabalho Digital em seu celular (se já tem, será necessário atualizá-lo)
  • Acesse o sistema com número do CPF e senha do gov.br. Se for a primeira vez, faça seu cadastro
  • Clique sobre o ícone "Benefícios", no canto inferior direito
  • Em "Abono Salarial", aparecerá se você é habilitado ou não habilitado

Segundo o Ministério, a maioria dos não habilitados são pessoas que não preenchem os requisitos do benefício.

Para estar apto a receber o abono em 2022, ano em que é feito o pagamento em relação ao trabalho realizado em 2020, é preciso cumprir as seguintes exigências:

  • Estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no Cnis há pelo menos cinco anos —ou seja, o primeiro emprego com carteira assinada deve ter acontecido em 2015 ou antes
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, com carteira assinada em 2020, para empregadores que contribuem para o PIS ou para o Pasep
  • Ter recebido até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado, que correspondem a R$ 2.090, considerando-se o salário mínimo de R$ 1.045 vigente em 2020
  • Ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Rais ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2020)
    empregado (a) doméstico (a);
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica

Quem tem direito ao PIS 2022

Uma das perguntas mais frequentes dos brasileiros é "quem tem direito ao PIS 2022?", o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

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