DINHEIRO

Revisão da vida toda do INSS: O que é? Quem tem direito e para quem vale a pena? Entenda

Tire suas dúvidas sobre a Revisão da vida toda do INSS.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 25/02/2022 às 19:20 | Atualizado em 25/02/2022 às 19:22
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
EDITAL INSS 2022 INSCRIÇÃO: prazo para inscrições do concurso INSS 2022 termina nesta segunda-feira (3) - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

 O Supremo Tribunal Federal - STF se manteve a fador, por apoio da maioria, a "Revisão da Vida Toda" do INSS para beneficiários da previdência.

Caso a derrota seja aceita pelo plenário da Corte, o impacto nas contas da Previdência pode girar em torno dos R$46,4 bilhões em até 10 anos.

LEIA MAIS: INSS vai pagar o 14º salário? Quando? Quem pode receber? Saiba mais

Esse valor é contestado por instituições que representam os aposentados.

O que é a Revisão da Vida Toda?

O julgamento debate se os aposentados podem recalcular o dinheiro das aposentadorias, incluindo contribuições anteriores ao mês de julho de 1994, visto que, em 1999, a reforma da Previdência do momento mudou cálculos dos benefícios quando estabelecu que contribuições do INSS anteriores ao Plano Real não seriam reconhecidas.

O ministro Alexandre de Moraes acompanhou o ex-ministro Marco Aurélio Mello durante julgamento do Plenário Virtual do STF e entendeu que, devido a regra transitória, ela deve garantir o melhor benefício para o aposentado.

"Admitir-se que norma transitória importe em tratamento mais gravoso ao segurado mais antigo em comparação ao novo segurado contraria ao princípio da isonomia, que enuncia dever-se tratar desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade, a fim de conferir-lhes igualdade material, nunca de prejudicá-los", declarou o ministro.

Mesmo com o julgamento estando 6 a 5 a favor dos aposentados, ele só será finalizado no dia 9 de março.

Comentários