
A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou de prontidão duas aeronaves para o possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. A preparação das aeronaves KC-390 Millennium foi orientada pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O anúncio foi feito pela FAB nas redes sociais.
Ainda segundo a publicação, as aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e o apoio à tragédia causada pelo terremoto em 2021 no Haiti.
A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. pic.twitter.com/G7VnMbdMsp
— Força Aérea Brasileira ???????? (@fab_oficial) February 26, 2022
Retirada
A Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, anunciou, nessa sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia.
Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.
Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes.
Comentários