RESGATE

GUERRA UCRÂNIA E RÚSSIA: FAB coloca de prontidão aeronaves para retirada de brasileiros evacuados da Ucrânia

Anúncio foi feito pela FAB nas redes sociais

Agência Brasil Paloma Xavier
Agência Brasil
Paloma Xavier
Publicado em 26/02/2022 às 15:39
Notícia
Sd. T. Amorim/Força Aérea Brasileira
Aeronave KC-390 Millennium - FOTO: Sd. T. Amorim/Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou de prontidão duas aeronaves para o possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. A preparação das aeronaves KC-390 Millennium foi orientada pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O anúncio foi feito pela FAB nas redes sociais.

Ainda segundo a publicação, as aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e o apoio à tragédia causada pelo terremoto em 2021 no Haiti.

Retirada

A Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, anunciou, nessa sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia.

Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.

Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes.

Comentários