Em meio ao pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, é natural que surjam dúvidas entre os brasileiros sobre o que significam as siglas.
O PIS, o Pasep, o NIT e o NIS são inscrições relacionados ao mercado de trabalho e em algumas ocasiões pode ser o mesmo.
Os trabalhadores estão perguntando, por exemplo, se NIT e PIS é a mesma coisa. Os dois são números de inscrição relacionados ao mercado de trabalho e recebimento de benefícios. Veja abaixo.
NIT e PIS é a mesma coisa?
Não necessariamente. O número de inscrição é o mesmo para o PIS e o NIT, o muda é para quem são voltados.
O PIS é criado no momento em que a carteira de trabalho é assinada pela primeira vez. Por sua vez, o NIT pode ser gerado junto à Previdência Social.
Qual a diferença entre PIS, Pasep, NIT e NIS?
PIS
O Programa de Integração Social (PIS) é voltado aos trabalhadores com carteira de trabalho assinada por uma Pessoa Jurídica na iniciativa privada.
O PIS é gerado no momento que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é assinada pela primeira vez.
PASEP
O propósito da inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é o mesmo do PIS: garantir direitos trabalhistas. Apesar disso, o Pasep é voltado aos trabalhadores do setor público.
NIT
O Número de Registro do Trabalhador (NIT), por sua vez, contempla os trabalhadores autônomos, ou seja, que não têm um vínculo empregatício.
Esta é a maior diferença entre o NIT e o PIS e Pasep, já que autônomos não possuem carteira assinada.
NIS
O Número de Registro do Trabalhador (NIT) é uma inscrição realizada por trabalhadores autônomos ou informais. Esta é a maior diferença entre o NIT e o PIS e Pasep, já que autônomos não possuem carteira assinada.
Comentários