NÚMEROS

Qual a diferença entre PIS, Pasep, NIT e NIS? O que significam as siglas? Como consultar o número?


De modo geral, PIS, Pasep, NIS e NIT estão associados ao mesmo número e dizem respeito ao mercado de trabalho

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 17/02/2022 às 13:21
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Número do PIS/Pasep pode ser encontrado na página inicial da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), onde fica a foto do trabalhador - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Leitura:

Em meio à divulgação dos calendários oficiais do abono salarial PIS/Pasep é comum que surjam dúvidas sobre o que significam as siglas.

Tanto PIS e Pasep quanto NIS e NIT são inscrições relacionadas ao mercado de trabalho e, de modo geral, estão associadas ao mesmo número. Mas qual a diferença entre eles?

PIS

 

O Programa de Integração Social (PIS) é o cadastro feito para trabalhadores do setor privado que têm carteira assinada.

O PIS é gerado uma única vez pela empresa que contrata o trabalhador. É por meio dele que o contratado pode receber, por exemplo, 13º salário, abono salarial e, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.

Pasep

Por sua vez, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), é destinado aos trabalhadores do setor público.

O objetivo, no entanto, é o mesmo do PIS: garantir boa parte dos direitos trabalhistas.

NIS

O Número de Identificação Social (NIS) é uma inscrição dada a todos os cidadãos brasileiros que recebem algum benefício social do Governo Federal ou direito trabalhista.

Quem possui PIS, desse modo, também possui um NIS.

NIT

Já o Número de Registro do Trabalhador (NIT), diferentemente do PIS e do Pasep, é voltado aos trabalhadores informais ou autônomos, ou seja, àqueles que não possuem carteira assinada.

Como consultar o número do PIS/Pasep ou NIS?

O número do PIS ou Pasep do trabalhador pode ser encontrado na primeira página da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), onde fica a foto.

Também é possível consultar o número do PIS/Pasep pela Carteira de Trabalho Digital.

Já o NIS, no caso de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, pode ser encontrado também na parte frontal do Cartão Cidadão.

Comentários

Mais Lidas